Buscar

Correlacione a extinção dos contratos pelo cumprimento prestação pactuada e o princípio da boa-fé.

💡 2 Respostas

User badge image

Antonio Avila

O adimplemento da obrigação for muito próxima do resultado final, a parte credora não terá direito de pedir a resolução do contrato porque violaria a boa-fé objetiva. Mas, e o credor... Resta pedir o cumprimento da parte que ficou inadimplida ou pleitear indenização pelos prejuízos causados. Artigo 475 CC: A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos. Enunciado 361 CJF: O adimplemento substancial decorre dos princípios gerais contratuais, de modo a fazer preponderar a função social do contrato e o princípio da boa-fé objetiva, balizando a aplicação do artigo 475.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Pelo princípio da boa-fé, dentre outras questões, se entende que as obrigações contraídas possuirão a extinção natural, que ocorre pelo adimplemento voluntário, sem necessidade de sanções ou busca do Judiciário para substituir as partes.

Assim, o cumprimento da prestação pactuada atende bem ao princípio, que impõe lisura, retidão, lealdade, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais