Buscar

Como fazer um mapa temático?

💡 3 Respostas

User badge image

Gina Mine

Cada tema deve ser trabalhado de forma diferente.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os mapas temáticos descrevem os diferentes aspectos do espaço geográfico em suas mais diversas escalas. Eles são representações gráficas da superfície terrestre, ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido. Para designar os diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se as legendas e os símbolos a elas correspondentes para espacializar determinados fenômenos.

Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as atividades culturais de uma região ou os índices pluviométricos de um país.


Os principais tipos de mapas temáticos são:

Mapas históricos: Representa algum acontecimento histórico nas suas mais variadas escalas. Eles necessitam de um título que aponte o período de sua ocorrência para melhor situar o leitor quanto ao contexto de época das informações descritas.

Mapas demográficos: São elaborados para descrever dados relacionados com a população de um determinado território. Podem explicitar a quantidade de habitantes, a localização, a densidade de ocupação ou os fluxos migratórios.

Mapas econômicos: Descrevem as atividades econômicas e a apropriação do espaço geográfico por elas realizada. Os mapas econômicos são importantes na compreensão de temas como a expansão da agropecuária, a localização industrial, a disponibilidade e a extração de recursos naturais, os sistemas de produção de energia, o conjunto de meios de transporte existente em um território, entre outras questões.

Mapas físicos: Apontam a localização e a distribuição de elementos naturais, dividindo-se em vários subtipos, como os mapas topográficos (formas de relevo), os hidrográficos (cursos d'água), climáticos, etc. Com eles, é possível realizar ações de planejamento de atividades econômicas ou de formas de ocupação e transformação dos solos.

Mapas políticos: Descrevem as delimitações territoriais de países, estados e municípios, com as delimitações de suas fronteiras. Estas não existem na natureza, tratam-se de uma construção intelectual humana representada cartograficamente para a melhor compreensão das divisões do espaço geográfico mundial.


Existem diversos programas e ferramentas para se criar um mapa temático. Uma das que possuem acesso mais fácil e é mais simples, é o próprio Google Earth.

Desde fevereiro de 2015, o Google Earth Pro tornou-se gratuito. O software permite visualizar imagens de satélite, cálculos de áreas e superfícies, visualização de edificações em 3D, vetorizar sobre as imagens e elaborar mapas temáticos.

O Google Earth Pro pode ser baixado no seguinte endereço:

https://www.google.com/earth/download/gep/agree.html

Ao terminar de instalar e abrir o programa, aparecerá uma tela pedindo usuário e senha:

Usuário: seu email.

Senha: gepfree


Elaborando um Mapa Temático no Google Earth Pro

Primeiro, defina que tipo de informação você quer mapear (área construída, rios, equipamentos públicos, linhas de ônibus, etc.) e qual a melhor forma de representação para este dado (ponto, linha ou polígono).

Para começar a vetorizar, vá na barra de ferramentas no canto esquerdo, clique com o botão direito do mouse na pasta “arquivos temporários”, e depois em “adicionar > pasta”. Dê um nome à pasta.

Agora, clique na ferramenta para vetorizar. A pasta criada permaneceu selecionada., o que quer dizer que o polígono criado irá ser inserido nesta pasta. Vá na aba “estilo/ cor” para personalizar o polígono e o contorno dele. Utilize o botão de girar do mouse para aumentar ou reduzir o zoom e centralize a tela onde você quer vetorizar.

Após criar o polígono, clique em “ok”. Repita o procedimento nos locais desejados. Ao terminar a vetorização, clique no botão “salvar imagem”, no canto superior. Um novo conjunto de ferramentas para a criação do mapa irá aparecer:

Opções do mapa: Permite colocar ou retirar barra de escala, norte, legenda e o nível de saturação da imagem de satélite. O botão scalling muda a escala dos objetos na tela; útil quando se altera a resolução da imagem, pois os objetos também mudam de tamanho.

Resolução: permite alterar a resolução do mapa.

Salvar imagem.


É possível editar as informações das caixas de título e legenda. É possível colocar quantas camadas forem necessárias para a construção do mapa.

Utilize os procedimentos listados para criar um banco de dados. No final, clique com o botão direito em cima de cada pasta criada e depois clique em “salvar lugar como”. Crie uma pasta para salvar os arquivos. Escolha o formato .KML e depois salve. Dessa forma, é possível levar os arquivos para outros dispositivos e programas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais