Buscar

Diferencie dissociação de ionização

observação do professor: diferenciar não é apenas definir os seus significados, mas apontar as diferenças entre um conceito e outro

💡 3 Respostas

User badge image

Jaquelina Souza

Dissociação ocorre quando uma substância, que faz ligação do tipo iônica, é dissolvida em um solvente. Este tipo de ligação é muito frágil e na presença de um meio solvente (como água, por exemplo) a substância de separa em "íons". 

Você já viu algum professor fala em "molécula" de NaCl ? Se ouviu, então saiba que essa expressão está errada. Moléculas são formadas por ligações covalentes. O NaCl é um "sal iônico" e como tal só aparece na forma de cristais. A ligação iônica é muito frágil pois cada Na tem que se ligar a 4Cl dentro do cristal, mas ele só tem capacidade para se ligar com 1. Por isso, a intensidade da ligação química é reduzida. 

Depois disso, vem aquilo que você já conhece... Na presença de um solvente (como água), NaCl se torna Na+ Cl-. Essa "destruição" do cristal pelo solvente gerando íons é chamada "dissociação". Se não formasse íons, não seria dissociação, ok? Mas saiba que, toda vez que a ligação for iônica, os íons vão aparecer. 

Agora a Ionização é outra história. 

Sempre que arrancamos um elétron em um átomo, chamamos ionização. 

Se o átomo for neutro, ele se tornará um íon positivo. 
Se o átomo já for um íon positivo, ele ficará mais positivo. 
Quando arranca-se um elétron de um átomo, este elétron acaba entrando em outro átomo, fazendo mais um íon (mais negativo). 

Então, podemos ionizar qualquer tipo de substância, sem mexer na sua molécula... não tem nada a ver com quebrar moléculas, entendeu? 

Podemos ionizar com corrente elétrica, por exemplo. Ou até por atrito (quando esfregamos a caneta no cabelo para atrair um pedaço de papel, por exemplo) e também por radioatividade (as radiações ionizantes são as que causam câncer, por exemplo). 

1
Dislike0
User badge image

Deirijane Sousa

Ambos os processos resultam na formação de líquidos iônicos. A diferença está nos compostos que originam estes íons. No caso de um composto iônico (onde os íons já existem), quando dissolvido em água (ou outro solvente), os íons apenas se separam, daí temos uma DISSOCIAÇÃO IÔNICA. Quando certos compostos moleculares (em que as ligações iônicas não existem, mas apenas as covalentes), como alguns ácidos, são colocados em um solvente ocorre a formação (e não separação) de íons temos o processo de IONIZAÇÃO. Enquanto na ionização ocorre a foração de íons a partir de um composto molecular, na dissociação iônica ocorre apenas a separação de íons já existentes em um composto iônico. 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A dissociação iônica é uma propriedade característica de substâncias iônicas. Estas substâncias, formadas por um aglomerado de íons unidos por força eletrostática, ao interagirem com água têm seus íons separados e hidratados. Os íons, agora livres, possuem a capacidade de se movimentar e se orientar quando sujeitos à ação de um campo elétrico externo. Veja, por exemplo, o que ocorre quando dissolvemos cloreto de sódio (NaCl) em água. A água é uma substância formada por moléculas polares, cujo pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio. Como as partículas de sinais opostos se atraem, os pólos positivos das moléculas de água exercerão atração sobre os íons Cl- do NaCl, enquanto os pólos negativos das moléculas de água exercerão atração sobre os íons Na+. O resultado dessas interações será a obtenção de uma solução iônica.

NaCl (s) → Na+ (aq) + Cl- (aq)

A ionização é uma propriedade característica de algumas substâncias moleculares que, ao entrarem
em contato com a água, interagem dando origem a íons. Vejamos, por exemplo, o gás clorídrico (HCl) que é formado por moléculas, em seu estado natural. Observe que o hidrogênio está ligado ao ametal cloro e que há diferença de eletronegatividade entre o H e o Cl, caracterizando uma polaridade na molécula. Quando esta molécula é dissolvida em água, os dipolos da água podem enfraquecer suficientemente a ligação covalente, ocasionando a divisão da molécula. Na divisão, o par eletrônico fica com o cloro, que é mais eletronegativo que o hidrogênio. A molécula HCl é transformada em íons H+ e Cl- pela ação da água , e dizemos que o HCl sofreu ionização.

HCl + H2O ⇔ H3O+ + Cl-

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais