Buscar

um roda de bicicleta experimental está sob teste, montada em um eixo que tem atrito de modo a poder girar livremente em torno dele. se um torque....

um roda de bicicleta experimental está sob teste, montada em um eixo que tem atrito de modo a poder girar livremente em torno dele. se um torque de 5,0N.m for aplicado ao pneu durante 2segubdos a velocidade cresce de zero a 100rev/min. Quando o torque externo é retirado a roda para em 125 segundos. A) calculei momento de inércia da roda em torno do eixo. B) calcule o torque do atrito.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

 Considerando que o conceito de torque está relacionado à aceleração angular e que o torque é constante neste caso, calculemos a aceleração angular média: \(a_{\theta}= \frac{100\ Rev/min}{2\ s} = \frac{\frac{100}{60\ s}}{2\ s} \approx 0,8333\ Hz\cdot s^{-1}\) . Como, pela "versão angular" da primeira lei de Newton, a igualdade \(t=I\cdot a\) , sendo \(t, I, a\) o torque, o momento de inércia e a aceleração angular, respectivamente, então: \(5\ Nm = I\cdot 0,8333 \ Hz\cdot s^{-1} \implies I = (5/0,8333)\frac{Nm}{Hz\cdot s^{-1}}=6\ \frac{Nms}{Hz}=6Nms^2\) .

 Com este momento de inércia, utilizando as mesmas equações, poderemos calcular o torque, primeiramente com a desaceleração média: \(a_{\theta 2} = \frac{100}{60\cdot 125} \approx 0,01333\) e, em seguida, descobrindo com ela e o momento de inércia já descoberto o torque aplicado pelo atrito: \(t = a_{\theta 2}\cdot I \implies t=0,01333\cdot 6 = 0,08\ Nm\).

Obs: chamamos de "versão angular" da primeira lei de Newton pois esta expressa uma relação entre Torque, momento angular e aceleração angular semelhante à relação entre força, inércia e aceleração. Esta relação pode ser derivada da junção entre primeira lei de Newton e a forma vetorial do torque \(t = \frac{d}{dt}(RXP)\) onde R é o vetor posição e P o vetor momento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais