Buscar

existem alguns tipos de cancer dominante ou recessivo hereditario ou esporadico.

Considere essas quatro possibilidades para uma determinada mutação no protooncogenese que pode levar a um tumor maligno:

a) dominante hereditario

b) dominante esporadico 

c) recessivo hereditario

d) recessivo esporadico

 

qual o tipo mais raro de acontecer? explique

e o mais comum? justifique?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Os genes estão no DNA de cada célula do seu corpo. Eles controlam como a célula funciona, incluindo:

Com que rapidez cresce

Quantas vezes divide

Quanto tempo dura

Pesquisadores estimam que cada célula contém 30.000 genes diferentes. Dentro de cada célula, os genes estão localizados nos cromossomos.


Os genes controlam como suas células funcionam produzindo proteínas. As proteínas têm funções específicas e atuam como mensageiros para a célula. Cada gene deve ter as instruções corretas para fabricar sua proteína. Isso permite que a proteína execute a função correta para a célula. Todos os cânceres começam quando um ou mais genes em uma célula sofrem mutação. Uma mutação é uma mudança. Cria uma proteína anormal. Ou pode impedir a formação de uma proteína. Uma proteína anormal fornece informações diferentes de uma proteína normal. Isso pode fazer com que as células se multipliquem incontrolavelmente e se tornem cancerosas.


Existem dois tipos básicos de mutações genéticas:

Mutações adquiridas- Estas são as causas mais comuns de câncer. Eles ocorrem a partir de danos aos genes em uma determinada célula durante a vida de uma pessoa. Por exemplo, esta pode ser uma célula da mama ou uma célula do cólon, que depois se divide várias vezes e forma um tumor. Um tumor é uma massa anormal. O câncer que ocorre devido a mutações adquiridas é chamado de câncer esporádico. Mutações adquiridas não são encontradas em todas as células do corpo e não são transmitidas de pais para filhos.

Mutações germinativas- Estes são menos comuns. Uma mutação germinativa ocorre em um espermatozoide ou célula-ovo. Passa diretamente de um pai para uma criança no momento da concepção. À medida que o embrião se transforma em um bebê, a mutação do espermatozóide ou óvulo inicial é copiada para todas as células do corpo. Como a mutação afeta as células reprodutivas, ela pode passar de geração em geração.


Sabendo disso, concluimos que o cancer mais comum é o Dominante hereditário e o mais raro é o recessivo hereditário.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais