Buscar

o que e potencial químico?

Físico quimica

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Em termodinâmica, potencial químico de um elemento, também conhecida como a energia livre parcial molar, é uma forma de energia potencial que pode ser absorvida ou libertada durante uma reação química.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O potencial químico do componente i de um sistema termodinâmico em uma determinada fase é uma função do estado termodinâmico. Define mudanças da energia de Gibbs e outros potenciais termodinâmicos quando o número de partículas de um componente correspondente é alterado. O potencial químico do componente-ith do sistema é a derivada de qualquer potencial termodinâmico dividido pela quantidade (ou número de moléculas) deste componente quando os valores das outras variáveis ​​termodinâmicas, dado um potencial termodinâmico, são constantes.

As condições de equilíbrio termodinâmico podem ser determinadas da maneira mais simples, usando potenciais químicos. Se a soma dos produtos de potenciais químicos e coeficientes estequiométricos para todos os reagentes for igual a zero, então essa igualdade é uma condição de equilíbrio químico. Assume-se que os valores dos coeficientes estequiométricos dos produtos da reação são negativos. A condição de equilíbrio de fases é a igualdade de potenciais químicos para cada componente em todas as fases. Se um sistema de equilíbrio é homogêneo, o potencial químico de cada componente em todos os pontos do sistema é idêntico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais