Buscar

Que itens compõe a identificação de mercado?

💡 1 Resposta

User badge image

Valéria Lemos

NÍVEIS DE SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

Já está claro que a segmentação é vantajosa para uma organização que busca destacar-se diante dos concorrentes e acompanhar as novas tendências de mercado, assim como traçar as estratégias de marketing da empresa.

Para segmentar um mercado é possível escolher entre cinco níveis de segmentação:

  • Marketing de massa (indiferenciado): como o próprio nome já sugere, o marketing de massa não leva em conta características individuais e sim as características comuns de uma população. Nele, a forma de abordar um consumidor, independente de sua personalidade, é a mesma.
  • Marketing personalizado (diferenciado): é o marketing mais comum atualmente, pois considera que cada pessoa tem suas características individuais e gostaria de ser tratada de forma diferente.
  • Marketing segmentado: fica entre os dois tipos de marketing, pois não personaliza o serviço a uma única pessoa, mas também não trata a todos como consumidores iguais. Neste tipo de marketing há grupos que possuem características idênticas e as ações da empresa são voltadas a eles.
  • Marketing de nicho: diz respeito a um segmento do mercado pequeno, ou seja, a empresa direciona as vendas para compradores restritos. O interessante do marketing de nicho é que atrai poucos concorrentes, já que não é um mercado grande, porém deve-se tomar muito cuidado e conhecer muito bem o nicho antes de investir nele.
  • Marketing local: é baseado em divisões regionais e abrange comunidades locais. Pode-se utilizar a análise geodemográfica para identificar oportunidades de mercado neste tipo de segmentação.

Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens de acordo com a missão e visão da empresa e deve ser analisado antes da organização efetuar qualquer ação de marketing, pois as chances de sucesso serão maiores.

PADRÕES DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Para desenvolver os segmentos de mercado existem diversas opções. Ao invés de analisar características demográficas ou psicológicas, por exemplo, podemos usar três padrões diferentes:

  • Preferências homogêneas: abrange um grupo de pessoas com as mesmas preferências.
  • Preferências difusas: as preferências deste padrão mostram que cada consumidor possui a sua personalidade, apresentando produtos diferentes para atender a todos os públicos.
  • Preferências conglomeradas: as preferências são distintas (segmentos de mercados naturais) e pode haver várias marcas, cada uma em seu segmento.

Com certeza depois de aprender como identificar os segmentos de mercado e selecionar os alvos você já percebeu a importância de uma boa segmentação. Se sua empresa ainda não trabalhava com segmentos, que tal rever seu plano de marketing (toda empresa deve ter um) e atualizá-lo de forma a gerar ainda mais lucro para sua empresa?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais