Buscar

Como calcular frase e ritmo?

💡 2 Respostas

User badge image

Marina Silveira da Mata

Nesse tópico iremos aprender a teoria que existe por trás do ritmo musical. Apesar do ritmo ser um elemento de extrema importância para qualquer músico, a grande maioria acaba deixando de lado esse estudo, pois pensa que ritmo é uma coisa inata do ser humano: “quem nasce ritmado não precisa praticar ritmo, isso é tarefa apenas para quem tem dificuldades nesse quesito”.

Bom, saiba que essa avaliação está completamente equivocada!

Qualquer músico precisa estudar e praticar ritmo, da mesma maneira que precisa praticar qualquer outra técnica, pois o ritmo também pode ser aprimorado e desenvolvido.

A primeira dica para quem quer se desenvolver no campo do ritmo é tocar sempre com um metrônomo ao lado. Quem utiliza metrônomo nos treinos de técnica é como se tivesse um general militar ao lado dizendo: “Não saia do andamento!”. Isso faz o músico desenvolver não só a precisão, mas também a acentuação, fator muito importante para qualquer instrumentista.

Legal, mas antes continuar lendo esse tópico, recomendamos que você leia o artigo sobre “tempos na partitura“, pois utilizaremos aqui alguns recursos da partitura para representar os ritmos, especialmente a parte que menciona os compassos.

Muito bem, nós já aprendemos no artigo sobre partitura o que significa um tempo 4/4: cabem quatro semínimas por compasso. Apenas para relembrar, veja abaixo quantas figuras cabem em um compasso nas representações:

4/4 = Cabem 4 semínimas

4/2 = Cabem 4 mínimas

4/8 = Cabem 4 colcheias

2/4 = Cabem 2 semínimas

3/1 = Cabem 3 semibreves

5/32 = Cabem 5 fusas

7/2 = Cabem 7 mínimas

Como já comentamos, o tempo 4/4 é o mais comum de ser utilizado nas músicas. Nesse tempo, você consegue fazer uma contagem, no ritmo da música, de 1 até 4, recomeçando a contagem novamente, sem que haja descasamento com a melodia.

1
Dislike0
User badge image

Flavia Cassia

ALGUEM POR FAVOR PODE ME EXPLICAR COMO EXPLICO PRA UM PROFESSOR O RITIMO LOMBO PELVICO

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais