Buscar

os mecanismos de inibiçao enzimaticas podem ocorrer de forma competitiva e nao competitiva. Explique o que difirencia estes dois mecanismos ?

💡 2 Respostas

User badge image

Paula Reis Fernandes

A inibição enzimática competitiva ocorre quando o inibidor compete pelo sítio ativo da enzima, e apresentam semelhança estrutural com o substrato, formando o completo Enzima-Inibidor ao invés de Enzima-Substrato.

Na inibição não competitiva, o inibidor não compete com o substrato pela ligação no sítio ativo. O inibidor pode se ligar à enzima ou ao complexo enzima-substrato, em ambos os casos irá causar a inibição.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A diferença entre esses dois tipos de inibição consiste no impedimento da ligação do substrato.


Na inibição competitiva, como a própria denominação diz, o substrato e o agente inibidor competem pela ligação à enzima. A ligação do inibidor impede a ligação do substrato e vice-versa.


Já na inibição não competitiva, ambos podem se ligar a enzima: o substrato se liga ao sítio ativo, e o inibidor se liga a um sítio alostérico. Porém, com a ligação do inibidor, a enzima fica incapacitada de catalizar a reação com o substrato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais