Buscar

estudando a função y=-x²+10x notamos que y>0 no intervalo ?

💡 4 Respostas

User badge image

Alberto Kawai

As raízes desta equação são 0 e -10. Você pode chegar neste valor colocando em evidência o x e aí a equação ficará y = x(-x+10).

Há duas maneiras de testar onde o intervalo fica maior que 0. Podemos fazer da maneira numérica, substituindo valores entre 0 e 10 e verificar o resultado, por exemplo: 5 está entre 0 e 10. Colocando 5 nesta equação, vemos que o resultado é 5. (-5+10) = 25. Então, entendemos que os valores vem do -infinito, chegam no y=0, aumentam e chegam no 25, que é o valor máximo, e depois começam a diminuir novamente, chegando em 0 e depois continuando pra -infinito novamente.

Da maneira gráfica, basta lembrar que toda equação de segundo grau tem sua concavidade determinada pelo sinal do x². Quando o sinal é negativo, a concavidade é para baixo, quando o sinal é positivo, a concavidade é para cima.
Como sabemos que a concavidade é para baixo, e as raízes são 0 e 10, sabemos que entre 0 e 10 os valores deverão ser positivos.

Logo, dos dois modos chegamos que y>0 no intervalo ]0,10[, sem incluir o 0 e o 10, pois busca-se onde o valor do y é estritamente maior que 0.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, temos que a parábola  y = -x\² + 10 x  possui as seguintes raízes:

y = -x\² + 10 x=0 \Leftrightarrow -x(x-10)=0\Leftrightarrow x_1=0\text{ e }x_2=10

Assim, a parábola  y = -x\² + 10 x  tem concavidade voltada para baixo, uma vez que o coeficiente que acompanha o termo de segundo grau  x\²  é negativo (-1).

Portanto, quando o valor de  x  está entre as raízes, a parábola tem valores de  y  positivos.

Portanto, o intervalo será ]0,10[

0
Dislike0
User badge image

Adry Neumann

900m

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais