Buscar

Explique o processo de palatogênese?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A palatogênese começa no fim da quinta semana de gestação. O palatino mediano passa a se desenvolver da porção profunda do segmento intermaxilar da maxila que, por sua vez, é formado pela fusão das saliências nasais médias.Isso gerará o palato primário, que representa uma parte do palato duro. 


Já o palato secundário passa a se formar a partir de projeções dos mesênquimas das faces internas das saliências maxilares, chamado de processos palatinos laterais.Eles fazem uma projeção inferolateralmente à língua, mas com o crescimento da mandíbula, a língua fica deslocada inferiomente e então os processos palatinhos de alogam e sobem para uma posição horizontal e superior da língua.


Aos poucos, os processos se juntam e se fundem no plano médio, assim como o septo nasal e com a parte posterior do palato primário. O septo nasal se forma com o crescimento para baixo por meio das partes internas das saliências nasais médias fundidas. O osso se desenvolve por meio do palato primário e avança para os processos palatinos laterais para formar o palato duro.


A parte posterior desses processos não possui uma ossificação formando então o palato mole que, ao se fundirem, dão origem  a úvula. Ainda, um canal nasopalatino fica entre a parte pré-maxilar da maxila e os processos palatinos que,no adulto, é a fossa incisiva.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais