Buscar

Cite os possíveis fatores etiológicos e de proteção do câncer, justificando sua relação com o câncer:

💡 2 Respostas

User badge image

Rudinei Junior

Primeiro é interessante saber que o cancer pode ser gerado através de um tumor: que é basicamente a hipertrofia celular (aumento de volume) e através das neoplasias que consistem em hiperplasias celulares (aumento no numero das celulas). Entre os fatores que induzem o cancer encontramos 3 agentes: Iniciadores: responsaveis por mutarem geneticamente a celula, como por exemplo a radiação. Promotores: responsaveis pela primeira divisao mitótica da célula mutada, como exemplo podemos citar a alimentaçao (uma má alimentação auxilia no processo de mutação genética) e, por fim, os agentes aceleradores, que sao responsaveis por proliferarem as celuas cancerigenas. O fatores protetores existentes no organismo sao varios mas podemos elucidar os dois principais: A proteina P53, funciona como uma supervisora, quando a celula é mutada, essa proteina, nao deixa que a celula faça a divisao, impossibilitando, dessa forma, a progressao do cancer. A outra proteina importante na proteçao é a BCL2 que quando em estado fisiológico impende que uma celula ultrapasse o limiar de divisao (hiperplasia).

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O termo "risco" é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolver uma doença. Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco.


O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.


Vários fatores de risco podem estar envolvidos na origem de uma mesma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool, tabaco, e o câncer da cavidade oral.


Nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (no caso da radiação solar ou tabagismo) aos fatores de risco. A exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele no adulto.


Os principais fatores de risco para o câncer são:

Tabagismo
Alimentação
Peso corporal
Hábitos sexuais
Fatores ocupacionais
Bebidas alcoólicas
Exposição solar
Radiações
Medicamentos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais