Buscar

Historiografia - Escola dos Annales ?

Qual a definição exata da Escola dos Annales de Marc Bloch?

💡 8 Respostas

User badge image

Hélita Igrez

Obrigada.. seu ponto de vista ajudou bastante.. vlw

1
Dislike0
User badge image

Bernard Veronese copque

Cara e complicado uma definição exata, pois a escola na verdade e uma serie de revistas na qual Bloch e Frebvre montaram, eles começaram a olhar a história de um novo Ângulo, no qual retiraram o conceito de que a História deveria ser feita a partir dos grandes homens da política, começaram a olhar de varios pontos de vistas como a visão da natureza, não como pano de fundo da história humana mais também como agente modificador da História, isso e apenas uma das partes dos annales, a sua construção e gigantesca, mas em geral foi ela que separou a História politica da História Social, espero ter ajudado!!!

 

Bernard Veronese

0
Dislike0
User badge image

Bruna Loli

Bom, a escola dos Analles tem como principais nomes Lucian Febvre e Marc Bloch. Essa escola tinha como pressuposto que, na historiografia tradicional, ou melhor, na historiografia positivista, as fontes eram tratadas como algo estático, bastando ao cientista apenas expô-la, sem questionar, sem conversar com a fonte. Nessa escola ainda utilizava de fontes muito voltada ao documento (apenas como um pedaço de papel), onde se desconsiderava, por exemplo fontes como a oral, ou por exemplo, resgistros de batismo.

Portanto, os Analles foi imensamente importante, pois dá voz tanto a documentos mais particulares, quanto a sujeitos históricos que não teriam visibilidade nos livros de história do positivismo, ou seja, os coadjuvantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais