Buscar

mecanismo da febre, celular inflamatória o q ele especifica

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Renata

A célula inflamada vai induzir celulas imunes para combater o local de lesão, ou de algum corpo estranho, a febre é um mecanismo de defesa do corpo para acionar e combater agentes invasores.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os seres humanos possuem mecanismos adaptativos para responder a estímulos agressivos no sentido de manter o equilíbrio homeostático. Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação


A febre geralmente ocorre em resposta a substância pirogênicas que são secretados pelas células como resposta inflamatória. Essas substâncias pirogênicas agem no hipotálamo (o termostato do corpo), reconfigurando-o para uma temperatura mais alta, e ao fazê-lo, evoca os mecanismos de aumento de temperatura do corpo, fazendo-o aumentar a temperatura a níveis acima do normal. 


A febre pode ser benéfica, e é parte da resposta do corpo para uma doença; no entanto, se a febre for acima de 42ºC, então pode causar danos significativos aos neurônios, com risco de convulsões. Essa situação é chamada de hipertermia maligna. 

 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-febre-e-seus-mecanismos/1914

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais