Buscar

o que sao fontes formais e fontes materias

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda S

-> Fontes formais: É o que dá forma ao Direito, fazendo referência aos modos de manifestação das normas jurídicas, demonstrando quais os meios devem ser empregados pelo jurista para o funcionamento do direito vigente. São fontes de cognição (conhecimento).

As fontes formais podem ser estatais e não estatais

 

->Fontes materiais (ou reais): São os fatos sociais, as próprias forças sociais criadoras do Direito. Constituem a matériaprima da elaboração deste, pois são os valores sociais que informam o conteúdo das normas jurídicas.

As fontes materiais não são ainda o Direito pronto, perfeito, mas concorrem para a formação deste sob a forma de fatos sociais econômicos, políticos, religiosos, morais.

8
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Miguel Reale, fonte material refere-se aos motivos e fatos que condicionam o aparecimento e as transformações das regras do direito. 

São constituídas pelos fatos sociais, pelos problemas que emergem na sociedade e que são condicionados pela moral, economia, geografia, entre outros.

Fonte formal, por sua vez, refere-se as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam.

Nos países influenciados pela Civil Law, as fontes formais costumam ser as leis, a jurisprudência, os costumes e a doutrina.

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais