Buscar

Brucelose, conceito, agente transmissor ou causador, modo de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, o que fazer em saúde publica ?

Brucelose, conceito, agente transmissor ou causador, modo de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, o que fazer em saúde publica ?

💡 1 Resposta

User badge image

Elijane Kely

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do género Brucella. É uma infecção que afeta principalmente animais, incluindo cabras, ovelhas, camelos, porcos, cervos, bovinos e cães . Os seres humanos desenvolvem brucelose quando eles entram em contato com animais contaminados ou produtos de origem animal. Os sintomas da brucelose muitas vezes se assemelham a uma síndrome gripal.

A brucelose é uma doença infecciosa sistêmica transmitido de certos animais para os seres humanos (zoonose).

A brucelose é transmitida de animais para seres humanos de várias maneiras. A rota mais comum de transmissão ocorre quando os seres humanos consomem leite cru ou queijo de ovelha e caprinos infectados. Os animais infectados lançar o organismo em seu leite, e se os seres humanos comer ou beber produtos lácteos não pasteurizados desses animais afetados, eles podem desenvolver a brucelose. A brucelose também pode ser transmitida aos seres humanos por via de inalação do organismo ou por contato direto com as secreções de animais infectados. As bactérias podem ganhar entrada no corpo através da inalação de secreções de aerossol, através de fissuras na pele, ou através da exposição das membranas mucosas da conjuntiva / salpicos de secreções infectadas. Com essas rotas de entrada, a brucelose é uma doença ocupacional que pode afetar os veterinários, trabalhadores de matadouros, talhos, caçadores, pessoal de laboratório, e aqueles indivíduos que trabalham com animais (por exemplo, os agricultores e pastores). Finalmente, uma injeção acidental com a vacina de animais usados contra Brucella abortus, também pode levar à brucelose nos seres humanos. Transmissão de humano para humano é muito rara (via contato sexual e amamentação).

A pedra angular do tratamento da brucelose é antibióticos. Devido à elevada taxa de recidiva associada com a doença, é recomendado o uso de um multidroga (dois ou mais), o esquema de antibiótico. Os antimicrobianos mais comumente utilizados incluem a doxiciclina (Vibramicina), estreptomicina, rifampicina (Rifadin), gentamicina (Garamycin) e sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim, Septra). A combinação de antibióticos utilizados irá variar de acordo com a gravidade da doença, da idade e da gravidez . Em geral, um curso de seis semanas com antibióticos é recomendado, e o tratamento imediato pode levar a uma melhoria nos sintomas e também pode prevenir as complicações associadas à brucelose. No entanto, as taxas de recaída da doença ainda são cerca de 5% a 10%, mesmo com o tratamento. Dependendo da gravidade da doença, as complicações associadas (se houver) e o momento do tratamento, a recuperação pode levar de algumas semanas a alguns meses. Raramente, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para certos complicações associadas com a brucelose, tais como a formação de abcessos ou infecções válvula cardíaca. O seu prestador de cuidados de saúde pode precisar consultar outros médicos, incluindo cirurgiões, especialistas em doenças infecciosas, ou um neurologista.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais