Buscar

quais os tipos de sorgo cultivado no brasil , bem como seus usos . qual e o de maior importância econômica ?

💡 4 Respostas

User badge image

Li

No Brasil são cultivados quatro tipos de sorgo: granífero, forrageiro, sacarino e o sorgo vassoura. Também há o sorgo sudanese.
SORGO GRANÍFERO
É um tipo de sorgo de porte baixo, altura de planta até 170 cm, que produz na extremidade superior, uma panícula (cacho), onde se localizam os grãos (principal produto deste tipo de sorgo). Após a colheita do grão o resto da planta ainda se encontra verde (subproduto denominado de restolho) e poderá ser usado como feno ou pastejo.
 SORGO SACARINO
É um tipo de sorgo de porte alto, altura de planta superior a dois metros caracterizado, principalmente, por apresentar colmo doce e suculento como o de canade-açúcar. A panícula é aberta e produz poucos grãos (sementes). Na nossa região é utilizado como sorgo forrageiro, na forma de silagem e de corte. Toda cultivar de sorgo sacarino pode também ser utilizada como forrageira. Outra utilização a ser estudada é como matéria prima para bioenergia (etanol).
SORGO VASSOURA
 É um tipo de sorgo que apresenta como característica principal à panícula na forma de vassoura. Não é plantado na nossa região. Tem importância regionalizada, principalmente no Sul do Brasil e no interior de São Paulo onde é usado na fabricação de vassouras e também como produto artesanal.
SORGO FORRAGEIRO
Compreende  um tipo de sorgo de porte alto, com altura de planta superior a dois metros, muitas folhas, panículas abertas, com poucas sementes, elevada produção de forragem e adaptado ao Agreste e Sertão de Alagoas e regiões similares. Poderá ser chamado também de silageiro pelo fato da sua aptidão ser principalmente para silagem.
O sorgo granífero é o que tem maior expressão econômica.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Agricultura II.


Basicamente, existem cinco tipos de sorgo – granífero, sacarino, vassoura, forrageiro e sudanense. Na nossa região, os tipos sacarino e forrageiro são os de maior importância. SORGO GRANÍFERO - É um tipo de sorgo de porte baixo, altura de planta até 170cm, que produz na extremidade superior, uma panícula (cacho), onde se localizam os grãos (principal produto deste tipo de sorgo). Após a colheita do grão o resto da planta ainda se encontra verde (subproduto denominado de restolho) e poderá ser usado como feno ou pastejo. SORGO SACARINO - É um tipo de sorgo de porte alto, altura de planta superior a dois metros caracterizado, principalmente, por apresentar colmo doce e suculento como o de cana-de-açúcar. A panícula é aberta e produz poucos grãos (sementes). Na nossa região é utilizado como sorgo forrageiro, na forma de silagem e de corte. Toda cultivar de sorgo sacarino pode também ser utilizada como forrageira. Outra utilização a ser estudada é como matéria prima para bioenergia (etanol). SORGO VASSOURA - É um tipo de sorgo que apresenta como característica principal à panícula na forma de vassoura. Não é plantado na nossa região. Tem importância regionalizada, principalmente no Sul do Brasil e no interior de São Paulo onde é usado na fabricação de vassouras e também como produto artesanal. SORGO FORRAGEIRO - O que é denominado de sorgo forrageiro compreende um tipo de sorgo de porte alto, com altura de planta superior a dois metros, muitas folhas, panículas abertas, com poucas sementes, elevada produção de forragem e adaptado ao Agreste e Sertão de Alagoas e regiões similares. Poderá ser chamado também de silageiro pelo fato da sua aptidão ser principalmente para silagem. SORGO SUDANENSE - O sorgo sudanense – Sorghum sudanense (também denominado sorgo Sudão, capim Sudão e sorgo Sudan) é caracterizado por apresentar ciclo precoce, é colhido a intervalos de 40-50 dias, porte médio, elevado valor nutritivo de forragem, tolerância à

salinidade e aptidão principal para feno e pastejo.


Portanto, essa cultura já vem ocupando boa parte do espaço semiárido mundial em face das suas características de resistência ao estresse hídrico. Para se ter uma idéia, o sorgo do tipo granífero é o quinto cereal em área cultivada de maior importância do mundo, ficando somente atrás do trigo, milho arroz e cevada. Além disso, é utilizando como suporte alimentar por mais de 500 milhões de pessoas na Ásia e na África. No Brasil hoje detém uma área cultivada de cerca de 1,5 milhões de hectares. Além do sorgo granífero que ocupa a maior parcela, aparece o tipo forrageiro e também o sacarino. Na região do semiárido brasileiro essa cultura ocupa hoje cerca de cem mil hectares voltados basicamente como alimento animal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Agricultura II.

O superior utilização com grãos de sorgo no Brasil este na avicultura e suinocultura. Bovinos, equinos e pequenos animais são similarmente consumidores, porém em menor proporção. Quase não há uso de sorgo dentro de refeição humana. Asilagem de sorgo são utlizadados para ração do rebanhos de poda e de leite.

Portanto, as espécies de Sorgo é: Granífero, Silageiro, Biomassa, Sacarino, Vassoura, Pastejo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais