Buscar

O que é clivagem?

💡 2 Respostas

User badge image

Milena Cavalcante

Em embriologiaclivagem é o nome dado ao desenvolvimento de um organismo multicelular através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião é dividido em numerosas pequenas células nucleadas, chamadas blastômeros.

zigoto é dividido inicialmente ao meio, depois em quartos, oitavos, e assim por diante. Essa divisão sem crescimento do volume citoplasmático ocorre pela ausência das fases G1 e G2 da mitose, entretanto a divisão nuclear ocorre em níveis extremamente altos.

Há dois tipos de clivagem, a holoblástica (clivagem total) e a meroblástica (clivagem parcial), que possuem subtipos de clivagem, entre elas radial, espiral, rotacional e superficial. O tipo da clivagem está diretamente ligado a distribuição de vitelo no ovo, sendo alguns tipos o isolécito, centrolécito e telolécito.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante conceituar que as células consistem nas unidades estruturais e funcionais de um corpo vivo, sendo a unidade estrutural básica para todos os organismos unicelulares e multicelulares.

Visto isso, a clivagem é um substantivo feminino que está relacionado com o ato de clivar, dividir ou separar e, mais especificamente no contexto da embriologia, a clivagem corresponde as sucessivas divisões iniciais do zigoto, que ocorrem na tuba uterina, sem que aconteça o aumento de volume da célula. e, por fim, o resultado dessas divisões mitóticas são pequenas células, chamadas de blastômeros.

Portanto, a clivagem é o nome dado para as divisões sucessivas que o zigoto está sujeito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais