Buscar

Pitch é uma técnica de apresentação rápida e concisa sobre um modelo de negócios. O que faz parte do roteiro para a realização do pitch

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

1) Problema e Oportunidade

O primeiro passo para uma boa apresentação é comunicar a oportunidade de negócio que sua startup quer atacar, e claro, o problema a ser resolvido. Determine qual o problema com clareza e objetividade e parta para a “argumentação”.

Pense que o investidor não necessariamente conhece o mercado em que você vai inovar, e muito menos sabe dados e informações sobre esse mercado. Nesse caso, é altamente recomendado adicionar números e informações sobre o problema a ser resolvido.

Anexar notícias ou gráficos de pesquisas de associações, IBOPE, etc, também são muito válidas. Com isso você consegue mostrar que existe um mercado carente de uma solução, e isso é o que abre o “apetite” do investidor. Só depois de mostrar esses dados de oportunidade é que você deve, aí sim, falar da sua solução para resolver o problema.

2) Solução

Só depois de um bom embasamento sobre o problema e a oportunidade é que você deve passar para a próxima etapa: a solução. Procure explicar logo de cara qual o melhor benefício de sua solução, novamente da forma mais objetiva possível. Nesse momento é importante mostrar os benefícios a todos os envolvidos no processo: no caso de um sistema que resolva o problema de clientes de um estabelecimento, por exemplo, mostre os benefícios tanto para clientes quanto para os donos do estabelecimento

Procure mostrar o quanto sua solução é simples de ser usada/implantada. Facilidade para entrar no mercado mediante o interesse do cliente é um baita sinal de escalabilidade, pois quanto menos barreiras, mais fácil escalar. O investidor quer algo que cresça rápido e com o menor custo possível.

3) Protótipo

Na hora de mostrar as telas para exemplificar o fluxo de funcionamento do sistema, faça da forma mais simples e clara possível. Mostre para pessoas que não conhecem o produto e veja se elas entendem. Só quando qualquer pessoa for capaz de entender seu produto é que a apresentação está fazendo sentido.

Não podemos contar que o investidor vai ter tempo para se esforçar em entender como o sistema realmente funciona. Uma sugestão para ajudar neste ponto é adicionar um slide antes de mostrar as imagens do sistema para o cliente, colocando em tópicos ou em um passo a passo, qual é o fluxo que o cliente faz no sistema.

4) Diferenciais

Depois de ter problema e solução apresentados é a hora de mostrar quais seus diferenciais, por que você é a startup ideal para resolver aquele problema daquele segmento. Para isso recomendo que você coloque no pitch 2 ou 3 concorrentes e faça a comparação com o seu produto. Monte um quadro comparativo para deixar mais claros seus diferencias em relação aos concorrentes. Fazendo essa comparação vocês mostram porque as soluções existentes no mercado não estão atendendo, e porquê o investidor deve acreditar que vocês estão mais preparados.

5) Modelo de Negócios

Chegou a hora de você mostrar como sua startup vai ganhar dinheiro. Quem são seus clientes e como/quanto você cobra deles? Como esse negócio consegue ser viável no curto ou médio prazo? Qual será o retorno do investimento e em quanto tempo? Faça uma projeção mesmo que otimista, mas que mostre que em um período de tempo determinado você espera que o negócio fature tanto e lucre tanto de tal maneira que o investimento vale a pena.

6) Momento Atual

É importante mostrar também  em qual estágio a startup está no momento. Aqui você pode contar o quê já aconteceu, o quê você está fazendo e ainda o que tem planejado par ao futuro, de preferência com um plano de ação definido. Isso faz com quê o investidor entenda o quê já foi feito e que vocês possuem um planejamento para alcançar objetivos de curto prazo.

7)Time

Como disse, os investidores precisam acreditar nos empreendedores envolvidos, e muitas vezes eles levam em conta mais os empreendedores do quê a própria solução. Se a solução não der certo, mas os empreendedores forem bons, o investidor fica mais confortável em colocar seu dinheiro pois pode confiar que o time irá achar uma saída e retornar o investimento. Então coloque no pitch fotos e informações sobre você e sua equipe. Se valorize e conte porquê são as pessoas certas para empreender esse negócio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais