Buscar

Pessoal, qual a diferença entre regime turbulento e regime laminar em hidráulica?

Hidráulica e Fenômenos de transporte

💡 2 Respostas

User badge image

Daniela Dos Santos

Informação presente no meu caderno: Regime laminar é aquele no qual o fluido escoa em lâminas ou camadas não ocorrendo mistura macroscópica. Seu número de Reynolds é menor que 2300.
1
Dislike0
User badge image

Daniela Dos Santos

Regime turbulento é aquele no qual o fluido escoa de forma desordenada, sua trajetória é desordenada. Seu número de Reynolds é maior que 2300.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os fluxos de fluidos podem ser divididos em dois tipos diferentes: fluxos laminares e fluxos turbulentos. O fluxo laminar ocorre quando o fluido flui em camadas paralelas infinitesimais sem interrupção entre elas. Nos fluxos laminares, as camadas fluidas deslizam em paralelo, sem redemoinhos, redemoinhos ou correntes normais ao próprio fluxo. Este tipo de fluxo é também referido como fluxo de corrente porque é caracterizado por linhas de corrente de não passagem. O regime laminar é governado pela difusão de momento, enquanto a convecção de momento é menos importante. Em termos mais físicos, isso significa que as forças viscosas são mais altas que as forças inerciais.

Este trabalho foi baseado no experimento usado por Reynolds para mostrar a transição do laminar para o regime turbulento. O experimento consistiu em examinar o comportamento de um fluxo de água em um grande tubo de vidro; Para visualizar o fluxo, Reynolds injetou uma pequena veia de água tingida no fluxo e observou seu comportamento em diferentes vazões. Quando a velocidade era baixa, a camada tingida permaneceu distinta ao longo de todo o comprimento do tubo.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais