Buscar

O que são Direitos da Personalidade?

💡 3 Respostas

User badge image

Dulcinea De la Mancha

Dê uma olhada no artigo 11 ao 21 do CC, lá vc vai encontrar sua resposta!

0
Dislike1
User badge image

Marlen Americo

. . . Cc moçambicano
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Acreditamos que a melhor definição seja aquela dada por Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves de Farias (2013): "situações jurídicas reconhecidas à pessoa, tomada em si mesma e em suas necessárias projeções sociais. Isto é, são os direitos essenciais ao desenvolvimento da pessoa humana, em que se convertem as projeções físicas, psíquicas e intelectuais de seu titular, individualizando-o de modo a lhe emprestar segura e avançada tutela jurídica".

Em síntese, são direitos de ordem existencial (não patrimonial), ligadas à própria condição do ser humano, razão pela qual se pode especificar, em rol exemplificativo, os seguintes direitos da personalidade: vida, corpo, integridade física, integridade psíquica, felicidade, esquecimento, dentre outros.

São direitos que não possuem dimensão patrimonial, não podem ser transmitidos, renunciados, alienados, disponibilizados e cujo não exercício não é apto a gerar a prescrição do direito em si.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais