Buscar

O piruvato pode ser reduzido a lactato ou a etanol, dependendo do organismo.Mostre as reações envolvidas na conversão do piruvato a etanol.

Bioquimica

💡 2 Respostas

User badge image

Moser Carvalho

1 - O Piruvato é um metabólito importante podendo ser ainda oxidado gerando muita energia ou pode ser usado como bloco de construção celular. 

2 - A formação de etanol se inicia pela descarboxilação do piruvato, reação catalisada pela piruvato descarboxilase, onde têm-se como produtos o CO2 e aldeído acético. 
Há a presença da coenzima tiamina- pirofosfato.     A segunda etapa é a redução do aldeído acético a etanol pelo NADH em uma reação catalisada pela álcool desidrogenase.     A transformação de glicose a etanol é chamada de fermentação alcóolica!     O Etanol ocorre em condições anaeróbicas. 

3 - A formação de lactato a partir da redução de piruvato pelo NADH é catalisada pela lactato desidrogenase.     O Lactato ocorre em vários microrganismos e nos músculos de intensa atividade em condições anaeróbicas. 

4 - A maior parte do piruvato se dirige para o ciclo do ácido cítrico e depois para a cadeia transportadora de elétrons, onde, nessa via de aerobiose, pode- se extrair muito mais energia.     O ponto de entrada é a acetil coenzima A que é formada pela descarboxilação oxidativa do piruvato. É uma reação catalisada pelo complexo piruvato desidrogenase.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A formação de etanol se inicia pela descarboxilação do piruvato, reação catalisada pela piruvato descarboxilase, onde têm-se como produtos o CO2 e aldeído acético.  Há a presença da coenzima tiamina- pirofosfato.    


A segunda etapa é a redução do aldeído acético a etanol pelo NADH em uma reação catalisada pela álcool desidrogenase.   A transformação de glicose a etanol é chamada de fermentação alcóolica! O Etanol ocorre em condições anaeróbicas. 


A figura abaixo mostra as reações:

Resultado de imagem para piruvato em etanol

 

fonte:http://www.teliga.net/2013/01/fermentacao-o-destino-anaerobico-do.html

 

Fonte: http://labs.icb.ufmg.br/lbcd/grupof/destino.html

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais