Buscar

O que é fungibilidade prevista no art. 85 do CC? Bens imóveis podem ser fungíveis? Um bem móvel pode se tornar infungível? Explique e exemplifique .

💡 2 Respostas

User badge image

Luan Bezerra Soares

1. Bens Fungíveis e Infungiveis: Fungibilidade é o atributo dos bens que podem ser substituídos por outros que lhe sejam equivalentes. Nos termos do que dispõe o art. 85 do Código Cívil, serão equivalentes entre si os bens que forem da mesma espécie, qualidade e quantidade. É exatamente o que ocorre com o dinheiro, soja, carne, etc. Note-se que o legislador foi expresso ao afirmar que apenas os bens móveis podem ser fungíveis, sendo até mesmo o intuitivo que não se pode conferir essa qualidade aos bens imóveis. 2. Infungibilidade decorrente da vontade das partes: Ao afirmar que um bem será fungível quando puder ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade, o legislador não afirmou que isso apenas pode decorrer da própria natureza do bem. Com isso, a doutrina passou a aceitar que certos bens, fungíveis por sua natureza, possam ser considerados como Infungiveis pelas partes de um negócio jurídico. Como regra geral, apenas a entrega do objeto da prestação libera o devedor da obrigação, podendo o credor recusar-se a receber a prestação libera do devedor da obrigação, podendo o credor recusar-se a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa (CC, art.313). Assim, se no âmbito de um determinado contrato as partes estipularem que o devedor tem obrigação de entregar determinadas sacas de café, precisamente individualizadas e perfeitamente identificáveis, não poderá esse devedor se liberar dessa obrigação entregando outras sacas de café, invocando a fungibilidade que decorre da natureza do bem. Isso porque, nesse caso específico, apesar da natureza desse bem conduzir à sua fungibilidade, pela vontade das partes deve-se reconhecer que as sacas de café adquiriram a qualidade de bens Infungiveis.
3
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A fungibilidade é a possibilidade de ser substituído por um outro bem de mesma espécie, qualidade e quantidade.

Bem fungível é aquele perfeitamente substituível sem prejuízos, como ocorre com o dinheiro ou com uma blusa comprada em uma loja, por exemplo.

Bem infungível é aquele insubstituível, em razão de alguma caracterítica sua, como é o caso de uma obra de arte pintada por importante artista (e.g. Quadro de Leonardo da Vinci).

A fungibilidade costuma recair sobre bens móveis, mas pode recair também sobre bens imóveis, como em exemplo trazido por Carlos Eduardo Chagas: "Como por exemplo, no ajuste entre sócios de um loteamento, sobre eventual partilha em caso de desfazimento da sociedade. Hipótese em que, o sócio que se retira da sociedade, receberá certa quantidade de lotes."

Da mesma forma, um bem fungível pode se tornar infungível por vontade da parte. Exemplificando, um anel de ouro, comum e feito em escala é fungível quando exposto na loja, mas se comprada para se tornar a aliança que possuirá valor sentimental e único, então se tornará infungível por vontade da parte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais