Buscar

Como eu comparo os diferentes tipos celulares de acordo com o metabolismo de carboidratos?

💡 2 Respostas

User badge image

Renan Melo

Bom, tenterei explicar de uma forma mais simplificada. Em primeiro lugar, você deve levar em consideração os tipos de células que somente processam os carboidratos, como os neurônios, e as células que processam e armazenam o açúcar, como os hepatócitos, células músculares estríadas esqueléticas.

No estado alimentado, ou pós prandial, por causa da concentração elevada de insulina, você ativará a glicogenólise (quebra da glicose à ATP) e a glicogênese (síntese de glicogênio), em grande parte das células do organismo. No jejum, os hepatócitos, através da alta concentração de glucagon plasmático, modificarão o seu metabolismo, ou desvio de rota bioquímica, para produzir glicose, geralmente a que foi armazenada na forma de glicogênio, um açúcar polissacarídeo. Assim, nesse último caso, o processamento de glicose para o meio extra-celular será caracterizado como gliconeogênse (principalmente nos hepatócitos e células do córtex renal), glicogenólise (hepatócitos e células músculares - estríadas esqueléticas);

 

OBS: As células que produzem glicose, através da gliconeogênse, utilizam como precursores aminoácidos, exceto leucina e lisina, triacilgliceróis armazenados na forma de gorduras, e lactato.

** A Gliconeogênese acontece quando os estoques de glicogênio são depletados.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existem dois grandes tipos celulares: células eucarióticas e procarióticas. As células eucarióticas apresentam núcleo contendo o DNA, possuem uma estrutura mais complexa e são maiores que as células procarióticas. As células procarióticas são mais simples e o DNA está em contato direto com o citoplasma.


Alguns procariontes são fototróficos e obtêm energia do sol. Outros são quimiotróficos e obtêm energia dos compostos químicos. Alguns procariontes são autotróficos e fixam o carbono a partir do CO2 Outros são heterotróficos e obtêm carbono a partir de compostos orgânicos ( que inclui carboidratos) de outros organismos.


Procariontes podem realizar metabolismo aeróbio (requer oxigênio) ou anaeróbio (não requer oxigênio), e alguns podem alternar entre esses processos.

 

Fonte: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-celulas-procarioticas-eucarioticas.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais