Buscar

Fundamentos da pesquisa histórica

 

“Será que professor e pesquisador são profissões diferentes? Dentro da nossa cultura educacional são sim, mas, se pairássemos para analisar, veríamos que são profissões que se cruzam, que podem perfeitamente ser trabalhadas em conjunto, tanto um professor pode ser um pesquisador como um pesquisador pode ser um professor. Na nossa sociedade, o professor é visto como aquele que coloca em prática o que diz os pesquisadores que seguem modelos clássicos, desconhecendo a prática da sala de aula”. 

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Santos

Um  bom professor, que realmente valorize a educação dos educandos, deve sim ter em suas praticas de ensino a pesquisa como meio de ensinar. Pois, a partir do momento que os alunos pesquisam eles vão conhecer um novo mundo, diferente do que vem nos livros didáticos e principalmente no que o professor tanto fala em sala de aula. A pesquisa não necessita ser como as universidades tanto estimula aos alunos em seu processo de formação como docente, pois os estudantes de escolas públicas e privadas estão ali para conhecer diferentes disciplinas e conhecimentos, não estão nas escolas com o intuito de se formar como um historiador. Mas, com a pesquisa em sala de aula esses alunos, podem conhecer  ainda mais a história de sua própria cidade por exemplo, onde através de entrevistas é capaz de aprender outras histórias com seus avôs, com seus parentes proxímos, com seus vizinhos, com  outros professores etc, fazendo desse modo uma construção significativa. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais