Buscar

direito internacional

De acordo com entendimento da Corte Internacional de Justiça, qual a fonte de direito internacional Público é aplicável a fim de dar solução ao litígio?                                                                                   

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Clara Campos

São os Tratados, baseados no principio do Pacta Sunt Servanda. "Todo tratado deve ser cumprido". Logo, quando há litígio entre dois ou mais Estados, o que vai prevalecer como fonte são os tratados, convenções, protocolos assinados pelos Estados litigantes. 

Espero ter ajudado. 

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

De acordo com o art. 38 do estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), as fontes do Direito Internacional são 1) as convenções internacionais; 2) os costumes internacionais e 3) os princípios gerais de direito.

Convenções internacionais podem ser denominadas como tratados, acordos, pactos, etc. Geralmente são elaborados de maneira consensual entre os Estados e disciplinam matérias variadas. Exigem obrigatoriamente a forma escrita.

Costumes internacionais para serem tidos como tais precisam ter prova de tratar-se uma prática geral e precisam ser aceitos como uma conduta juridicamente válida, ainda que não escrita. Os costumes são práticas constantes, gerais, uniformes e vinculativas.

Os princípios gerais do direito são normas que preveem mandados de otimização que podem ser identificados até mesmo nas convenções internacionais.

Analisando de maneira conjunta essas fontes e relacionando o que cada uma delas menciona acerca da matéria que se visa solucionar é que podemos encontrar resoluções aos litígios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais