Buscar

qual o significado da sequência de propagação da convulsão das mãos para o braço e, a seguir para a perna ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As convulsões são manifestações repentinas de descargas elétricas síncronas de um grupo de neurônios no córtex cerebral ou no córtex em geral. Uma convulsão é geralmente o resultado de um desequilíbrio repentino entre as forças excitatórias e inibitórias da rede de neurônios do córtex em favor da excitação cortical sem inibição sincronizada do potencial excitatório. As convulsões podem causar manifestações motoras, somatossensíveis, autonômicas e psíquicas.

A principal característica clínica neuronal das crises parciais ou focais é o aparecimento no eletroencefalograma de um padrão de atividade epileptiforme interictal, ou seja, uma onda pontiaguda. Isso se correlaciona com uma descarga celular de neurônios corticais denominada mudança de despolarização paroxística, caracterizada por despolarização prolongada dependente de cálcio, resultando no surgimento de múltiplos potenciais de ação mediados por sódio, seguidos por hiperpolarização proeminente além níveis basais de potencial de repouso.

1
Dislike0
User badge image

Larissa De Pani

A convulsão acontece quando há descargas elétricas anormais, em uma espécie de “curto circuito” no cérebro. Dependendo de onde essas descargas ocorrem, elas podem afetar a cognição e os movimentos da pessoa.

No caso da convulsão, as partes afetadas do cérebro são aquelas responsáveis pela movimentação dos músculos. Assim, os músculos do indivíduo passam a trabalhar de acordo com os sinais que o cérebro emite (que são confusos e não obedecem uma ordem), fazendo com que a pessoa perca controle sobre si mesma.

Convulsão epiléptica e não-epiléptica

As convulsões do tipo epiléptica não têm nenhuma causa aparente, ocorrendo repentinamente. Já as não-epilépticas são provocadas por distúrbios ou condições que podem estar afetando o cérebro, como lesões ou infecções.

Convulsões parciais ou focais

A convulsão parcial (focal) ocorre quando apenas uma parte do hemisfério cerebral sofre com descargas desordenadas de impulsos elétricos. Esse tipo de convulsão pode, ainda, ser classificado em subcategorias como a convulsão parcial simples e complexa:

  • Convulsão parcial simples: Nesse tipo, as descargas elétricas começam em uma parte do cérebro e se limitam a esse espaço, não se espalhando para outras partes;
  • Convulsões parciais complexas: Ocorre quando as descargas elétricas não ficam confinadas em uma parte do cérebro e passam para as outras partes, causando outros sintomas.

Convulsões generalizadas

Quando as descargas se dão em todas as áreas do cérebro, ocorre o que é chamado de “convulsão generalizada”. Essas convulsões podem ser primárias (descargas se iniciam na parte profunda central do cérebro e se espalham para os dois lados) ou secundárias (começam com uma convulsão parcial simples, que se espalha por todo o cérebro).

Nas convulsões generalizadas, podemos ver mais subcategorias, que são classificadas de acordo com a atividade muscular e partes do corpo afetadas:

  • Convulsões generalizadas tônicas: O tônus muscular aumenta, fazendo com que o músculo se contraia e enrijeça;
  • Convulsões generalizadas atônicas: Caracteriza-se por uma perda completa do tônus muscular, ou seja, há o relaxamento total do músculo, muitas vezes acompanhado da perda de consciência;
  • Convulsões mioclônicas: Provoca espasmos rápidos de um ou de vários membros do corpo, incluindo o tronco (região do tórax e abdome), podendo causar a perda da consciência;
  • Convulsões tônico-clônicas: Provavelmente o tipo mais conhecido, é caracterizado pela alternância rápida entre contração e relaxamento dos músculos, havendo perda temporária da consciência.

Convulsão febril

Ocorre nas primeiras 24 horas de febre, sendo mais comum em crianças menores de 5 anos. É causada pelo aumento da temperatura corporal, que afeta a função cerebral e promove uma resposta incomum.

Felizmente, esse tipo de convulsão é inofensivo e costuma passar quando a febre é resolvida. No entanto, é importante que os pais tomem os cuidados necessários para que a criança não se machuque durante o ataque, além de levá-la ao médico o quanto antes para investigar e tratar a febre.

Convulsão conversiva

Causada por fatores psicológicos como neuroses, o tipo conversivo tem sintomas parecidos com os diferentes tipos de convulsão, mas não há alteração na atividade cerebral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais