Buscar

qual a relação do ciclo da ureia com a amônia?

💡 5 Respostas

User badge image

Thayná Sousa

O ciclo da Ureia vai converter a amônia em ureia, sendo a ureia um composto menos tóxico aos mamíferos domésticos, explicando o porque dessa conversão.

A amonia vai, junto a um bicarbonato, ser convertida em carbamoil fosfato através da ação da carbamoil fosfato sintetase. A carbamoil fosfato entrará no ciclo ao ser condensada com a ornitina, gerando citrulina. Seguindo o ciclo, na conversão de arginina à ornitina é onde ocorre a liberação da ureia.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ciclo da ureia é uma sequência de reações bioquímicas com o objetivo de produzir este composto, a partir da amônia.


A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos.


O ciclo da ureia é ligado ao ciclo de Krebs.


As reações dos dois ciclos são relacionadas e alguns produtos intermediários formados no ciclo de Krebs são precursores de reações para o ciclo da ureia.


Cada etapa é catalisada por uma enzima. Assim, há cinco enzimas envolvidas no ciclo da uréia: carbamil-fosfato sintetase, ornitina-transcarbamilase, arginino-succinato sintetase, arginino-succinato liase e arginase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais