Buscar

Fundamentos do processo civil ?

💡 3 Respostas

User badge image

Jefferson Nóbrega

Fundamentos do Processo Civil

 

  • Aprender a pensar o Direito. A arte da pesquisa. O despertar do olhar crítico no Direito. Técnicas de redação e argumentação.

  • Estado de Direito e princípios constitucionais do processo. Devido Processo legal. Caráter material e substancial. O processo constitucional e seu paralelo com o processo comum. Instrumentalidade do processo. Efetividade do processo e tutela de urgência. A função do Advogado. Contrato de Honorários, Responsabilidade do Advogado, Sucumbência. Das prerrogativas do Advogado.

 

    1. Análise do procedimento e estratégia de atuação. Noções gerais. Definindo a estratégia processual: procedimento e medidas preparatórias. Elaboração prévia das provas. Princípio Constitucional da Proibição da Prova Ilícita. Possibilidade de acordo pre-judicial. Princípio Constitucional do Acesso à Justiça e Assistência Jurídica Gratuita. Acesso à Jurisdição: jurisdição comum e jurisdição constitucional. O exercício da jurisdição: juiz e promotor natural.

    2. Petição inicial. Técnicas de estruturação. O que não fazer na petição inicial. Requisitos. Endereçamento e Competência. A questão da interpretação e da integração: direito civil e constitucional. A questão constitucional e o prequestionamento. Valor da Causa. Os fatos. Os fundamentos jurídicos. A “subsunção”. Lógica e clareza. Reforçando os argumentos: doutrina e jurisprudência. Fazendo uma petição inicial, passo a passo. Causa de pedir e pedido: relações e diferenças.

    3. Petição inicial de rito ordinário – Art. 282 do CPC. Particularidades das petições iniciais de rito ordinário. – Ação Declaratória e Ação Declaratória Incidental.

 

  • Petição inicial de rito sumário – Casos de procedimento sumário do CPC e leis especiais; procedimento concentrado, mas não de cognição sumária; artigo 282 do CPC e peculiaridades do artigo 275 e ss. do CPC; e os outros atos do procedimento: resposta do réu e pedido contraposto; audiência e princípio da oralidade; sentença. – Responsabilidade Civil.

  • Petição inicial de rito especial – Direitos Reais e Ações Possessórias. Propriedade e Posse. Classificação da Posse. Ações Possessórias de procedimento especial, da manutenção de posse. Petição Inicial de rito especial – Artigos 334 e ss. do Código Civil. Pagamento por consignação: a hipóteses da lei; a consignação extrajudicial e judicial; as peculiaridades da petição inicial; os possíveis comportamentos do réu; o caráter dúplice da ação; a sentença como título executivo. Indeferimento da inicial.

  • Ação Monitória – Cheque - Prescrição. Arts. 1102a e segs. do CPC. Legitimidade. Procedimento. Particularidades da inicial. Embargos monitórios, natureza e prática.

  • Medidas Cautelares – Petição – Sustação de protesto. Definição; diferenças dos demais processos. Características; "fumus boni iuris" e "periculum in mora"; poder geral de cautela; características da petição inicial. Cautelares inominadas. Liminares e Tutela Antecipada. Princípio Constitucional da Efetividade. Desobediência Civil.

  • Recurso de Agravo de Instrumento . Peças a serem transladadas. Tipos de agravo; modos de interposição; efeitos; juízo de retratação; processamento.

  • Princípio do Contraditório e da Ampla Defesa. Isonomia processual.

  • Respostas do Réu – Contestação, Reconvenção e Exceções. Direito de defesa; defesa de mérito direta e indireta; defesa processual; exceção e objeção; exceções dilatórias e peremptórias; prazo para resposta; Contestação; ônus da impugnação específica; conteúdo da contestação; as exceções rituais; reconvenção: autonomia, pressupostos e procedimento. Princípio Constitucional do Contraditório e da Ampla Defesa. Da Revelia.

  • Produção de provas: provas ilícitas e provas ilegítimas. Casos concretos: domicílio e interceptação telefônica. Publicidade e Motivação dos atos processuais. Audiência de instrução. Uma prévia: a audiência “de conciliação” do art. 331. O trabalho inicial antes da audiência. Durante: depoimento pessoal, escolhendo e inquirindo testemunhas. Depois da audiência: os possíveis recursos.

  • Da Sentença, dos efeitos da sentença e dos embargos de declaração. Da Sentença e da Coisa Julgada. Conceito. Sentenças processuais e sentenças de mérito. Natureza e efeitos das Sentenças declaratóroias, constitutivas e condenatórias. Coisa Julgada. Coisa julgada formal e coisa julgada material. Limites objetivos e subjetivos. da coisa julgada. Eficácia preclusiva da coisa julgada. Coisa julgada inconstitucional? Da Rescisória.

  • Duplo grau de jurisdição. Recurso de Apelação – reforma ou anulação. Teoria dos recursos; objeto; legitimidade; modos de interposição; juízo de retratação; conteúdo; efeitos da apelação; processamento em primeiro grau; processamento em segundo grau; julgamento e seus possíveis resultados. Exceção de pré-executividade. A questão constitucional e o incidente de inconstitucionalidade. Do Procedimento de Incidente de Inconstitucionalidade e as mudanças do CPC e do posicionamento do STF.

  • Execução – Petição – Títulos executivos. Títulos judiciais e extrajudiciais; Liquidez, certeza e exigibilidade; requisitos da petição inicial; competência na ação de execução; responsabilidade patrimonial; princípios do processo de execução. A questão constitucional e os embargos por inconstitucionalidade. Execução contra a Fazenda Pública.

  • Da admissibilidade do Recurso Extraordinário e Especial. Prequestionamento, Repercussão Geral e Súmula Vinculante.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O processo civil nada mais é do que um procedimento com uma relação jurídica processual formada, via de regra, por demandante, demandado e pelo Estado-Juiz, amparada pelo princípio do contraditório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais