Buscar

Qual reposta!

“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.

Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) ou F (falsas):

I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.

II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.

III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A

F – V – V.

B

V – F – V.

C

F – V – F.

D

V – V – F.

E

V – F – F.

💡 3 Respostas

User badge image

Lilia Marques

Letra -D

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que o pensamento pedagógico de cunho positivista tenta consolidar a concepção da burguesia dentro da educação, tendo como seu maior expoente Augusto Comte, em que esse buscou combater o espírito religioso.

Contudo, ao combater isso, acabou propondo a instituição do que foi denominado de “religião da humanidade” para que fosse possível substituir a igreja, com a justificativa de que a humanidade passou por algumas etapas sucessivas, que foram a teológica, em que o homem explicava a natureza por agentes sobrenaturais; o estado metafísico, em que as coisas se justificam através de noções abstratas em relação a essência, substância e causalidade; por fim, temos o estado positivo, em que se encontram as leis científicas.

Com isso, ao analisarmos as alternativas e o que o texto trouxe, verificamos que a reposta correta é a letra “D”, visto que a assertiva III está incorreta pelo fato de que o positivismo tem por objetivo explicar as leis do mundo social que seriam critérios das ciências exatas e biológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais