Buscar

A LOCALIZAÇÃO DAS TONSILAS PALATINAS ESTENDE SE:

💡 2 Respostas

User badge image

Daniella Birnbaum

As tonsilas fazem parte dos nossos orgãos linfoides, fazendo parte do sistema imune do corpo humano, a localização das tonsilas palatinas é vital para a filtração e proteção de todos os microrganismos que entram em contato com a mucosa de revestimento da cavidade bucal, quando inflamada, antigamente conhecida como amidalite, é sinal da resposta imune contra um agente invasor!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As amídalas são estruturas constituídas por tecido linfoide, ricas em glóbulos brancos. Não são estruturas isoladas dentro dos aparelhos respiratório e digestivo. Fazem parte do anel linfático de Waldeyer que compreende a amídala lingual, a palatina e a faríngea (ou adenoide) na região chamada rinofaringe. As amígdalas (tonsilas palatinas) têm como função principal a produção de anticorpos para o combate aos micro-organismos causadores de doenças, agindo, dessa forma, como grandes aliadas do sistema imunológico. As duas adenoides se situam atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca), conforme mostra a imagem ao lado. Não são visíveis quando a pessoa abre a boca. Por causa da sua localização privilegiada, porém ao mesmo tempo vulnerável, as amígdalas são contaminadas com frequência e inflamações e infecções são bastante comuns, principalmente nas crianças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais