Buscar

Função e atuação no organismo da Insulina, Hormonio tiroidiano, Epinefrina e Crotisol

💡 2 Respostas

User badge image

Felippe Eduardo

Insulina:    Promove a entrada da Glicose (que está no sangue) para as células, por meio de ativação da difusão facilitada. Quando há excesso de glicose (depois de uma refeição), a insulina promove a formação de glicogênio no fígado e nos músculos. De modo geral a insulina promove a utilização de energia no organismo, além de outras funções, por exemplo: A insulina aumenta a intensidade do transporte da maioria dos aminoácidos por meio da membrana celular, o que aumenta as quantidades disponíveis de aminoácidos para a síntese celular de proteínas. A insulina aumenta a formação de RNA nas células. A insulina aumenta a formação de proteínas pelos ribossomos.

Hormônio Tiroidiano: Na infância promovem crescimento e maturação do sistema nervoso central. Na fase adulta controlam a frequência cardíaca, a quantidade de cálcio no sangue, a pressão arterial, a transpiração e a concentração de colesterol.

Epinefrina: É um neurotransmissor que atua no sistema nervoso simpático. Produzida na supra-renal quando o organismo passa por uma situação de estresse alto, estresse e cansaço físico, nervosismo, hipoglicemia, jejum prolongado, hemorragias, etc. há um estímulo a produção de adrenalina, que atua principalmente nos órgãos periféricos, provocando dilatação da pupila, taquicardia, tremores, sudoreses, etc. como reações de “fuga”. Os efeitos da adrenalina sobre o sistema cardiovascular são considerados os mais importantes, pois mantêm a freqüência cardíaca e pressão arterial adequada tanto em repouso como em condições de estresse. A epinefrina promove vasoconstrição periférica, aumento da freqüência cardíaca e da automaticidade das regiões do coração. Nos brônquios, a epinefrina permite a broncodilatação e aumento da respiração, por isso é utilizada no tratamento de bronquites. A epinefrina pode estimular a secreção de hormônios como insulina, glucagon, gastrina, etc. Estimula o aumento da concentração de glicose no plasma. Além disso, ela também está envolvida com o orgasmo, aumentando o fluxo sanguíneo nos músculos relacionados com as atividades sexuais, acelerando os batimentos cardíacos, respiração e suor.

Cortisol:  é um hormônio que age como neurotransmissor em nosso cérebroConsiderado pela comunidade científica o “hormônio do estresse”, nosso corpo o produz diante de situações de tensão para nos ajudar a enfrentá-las. A liberação deste hormônio é controlada pelo hipotálamo, em resposta a situações estressantes e a um nível baixo de glicocorticoides no sangue. As situações que interpretamos como estressantes aumentam nossos níveis de cortisol, podendo prejudicar a qualidade e a duração de nosso sono. O cortisol, apesar de ter uma má fama, deve ter um nível basal durante o dia para nos manter despertos e ativos, reduzindo-se durante a noite. Os níveis de cortisol também são variáveis dentro do próprio dia: há pessoas que são mais ativas pela manhã e outras que só aceleram o ritmo após o almoço. No entanto, o normal é que vá se reduzindo gradualmente conforme o dia segue. Se os níveis de cortisol não diminuírem à noite, devido ao fato de que a resposta do estresse se mantém ativa, o normal é que tenhamos dificuldades para pegar no sono. O cortisol desempenha um papel importante em nossa saúde e bem-estar, elevando seus níveis com cada problema que identificamos como uma ameaça. Quando nossos níveis de cortisol são ótimos, nos sentimos mentalmente fortes, esclarecidos e motivados. Quando nossos níveis são baixos, tendemos a nos sentir confusos, apáticos e cansados.

                                

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia. Ou seja, o hormônio ajuda a glicose a entrar nas células do corpo.


Os hormônios tireoidianos (T3 e T4), o hormônio estimulante da tireoide (TSH) e o paratormônio são essenciais para o desenvolvimento do ser humano em cada etapa da sua vida. 


A função da glândula tireoide é produzir, armazenar e liberar dois hormônios que regulam o metabolismo corporal: tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). Não é possível viver sem iodo já que a tireoide necessita dele para fabricar seus hormônios e a interrupção do funcionamento da tireoide pode levar o paciente à morte. No entanto, o iodo não é produzido pelo organismo, exigindo, portanto, que seja ingerido na alimentação. Por isso, o sal recebe acréscimo de iodo durante sua industrialização.


A epinefrina deve ser usada com precaução e cuidado, em quantidades limitadas, com anestésico local, quando usada para anestesiar áreas com artérias terminais (como dedos das mãos e dos pés ou pênis) ou em áreas com comprometimento de suprimento sanguíneo causado por isquemia, podendo levar a gangrena. É também indicada para hemorragia superficial em cirurgias oculares, na congestão conjuntival durante a cirurgia e como midriátrico.


O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais