Buscar

processo que promove hiperplasia e a hipertrofia celular

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz pereira de souza

Hipertrofia: A hipertrofia refere-se a um aumento no tamanho das células e, com tal alteração, um aumento no tamanho do órgão. Portanto, o órgão hipertrofiado não tem novas células, apenas células maiores . O aumento de tamanho das células não é devido simplesmente a um aumento de entrada de líquidos (tumefação celular ou edema) , mas à síntese de mais componentes estruturais da célula. Hiperplasia: A hiperplasia constitui num aumento do número de células em um órgão ou tecido, com conseqüente aumento do seu volume. A hipertrofia (aumento no tamanho da célula) e a hiperplasia são muito relacionadas e geralmente se desenvolvem concomitantemente. A hipertrofia não envolve a divisão celular, mas a hiperplasia ocorre se as populações de células forem capazes de sintetizar DNA , permitindo assim a divisão mitótica. A hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica. A hiperplasia fisiológica pode ser dividida em: hiperplasia hormonal, melhor exemplificada pela proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gestação e pela hiperplasia fisiológica que ocorre no útero gravídico. hiperplasia compensatória, como por exemplo, a hiperplasia que ocorre quando uma parte do fígado é removida (hepatectomia parcial). Já a hiperplasia patológica é,na maioria dos casos, decorrente de estimulação hormonal excessiva ou de efeitos dos fatores de crescimento sobre células-alvo. Um exemplo de hiperplasia hormonalmente induzida é a hiperplasia do endométrio. Algumas viroses, como no caso das verrugas, também induzem uma hiperplasia no epitélio infectado.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipertrofia e hiperplasia são processos celulares e podem ocorrer na grande maioria dos sistemas corporais e são uma resposta fisiológica do corpo a algum estímulo ou falha.


Hipertrofia é um processo que ocorre a nível celular e esta vinculado ao aumento do tamanho e do volume das células.


Na hiperplasia, ao invés de aumentar o volume celular, o que acontece é um aumento do número de células.


A hiperplasia só vem a ocorrer em músculos já treinados. Não se pode encontrar pessoas destreinadas sofrendo processo de hiperplasia, afinal seus músculos ainda não sofreram um desenvolvimento satisfatório para que possam vir a dividir-se linearmente em dois.

 

Fonte:https://treinomestre.com.br/entenda-a-diferenca-entre-hipertrofia-e-hiperplasia/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais