Buscar

explique por que ao longo dos anos o ligamento periodontal diminui de espessura

💡 2 Respostas

User badge image

Mayumi Nishiuchi

Como muitas partes do corpo, o ligamento periodontal é composto de fibras colágenas. É sabido que com o avanço da idade a quantidade de colágeno vai se tornando menos abundante, refletindo na diminuição da espessura do ligamento periodontal.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ligamento Periodontal é um tecido conjuntivo mole encontrado entre o cemento que cobre a raiz do dente e o osso que compõem a parede alveolar. Sua  espessura diminui  com a idade.


Ele é bem adaptado para suportar o dente no seu alvéolo e também permitir que ele resista às forças necessárias para a mastigação. Ainda, ele também possui outra função : atua como um receptor sensorial da maxila e da mandíbula.


Justamente por ser um tecido conjuntivo, esse ligamento é suscetível a várias alterações sistêmicas, como por exemplo: hormônio,irradiação, deficiências vitamínicas e fármacos. Da mesma forma que em outros tecidos, a influência da idade é um fator considerável na sua estrutura,levando a aumento do conteúdo fibroso e uma diminuição do número de células concentração da substância intercelular amorfa. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais