Buscar

O que é Isômero Meso e Mistura racêmica ?

-

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A mistura racêmica ocorre quando temos uma mistura com partes iguais de enantiômetros, sendo um dextrógiro (d-) e o outro levógiro (-), na qual um anulará a atividade óptica do outro. Dessa forma, esta é opticamente inativa por compensação externa, ou seja, um feixe de luz que incide sobre essa mistura não é desviado nem para a esquerda nem para a direita, seguindo paralelo ao eixo das abscissas. Já o isômero meso é opticamente inativo por compensação interna, pois ao ter, em uma molécula, carbonos quirais iguais, esses carbonos anulam o desvio de luz polarizada um do outro. Sendo um composto que possui dois carbonos assimétricos com ligantes iguais, um dos carbonos desvia a luz polarizada em um ângulo para a direita e o outro carbono, desvia no mesmo ângulo só que para a esquerda, tornando o desvio final nulo.

0
Dislike0
User badge image

Samuel Araujo

MisturaRacêmica: Uma mistura racémica, também designada por racemato, consiste numa mistura em quantidades iguais dasformas dextro (d) e levo (l) de um composto oticamente ativo. As misturas racémicas são designadaspelo prefixo dl- (exemplo ácido dllático).As misturas racémicas não apresentam atividade ótica, isto é, não fazem rodar o plano da luz polarizada,uma vez que as rotações dextro (d) e levo (l) dos enantiómeros se compensam.Assim, por exemplo, o ácido racémico, que é uma mistura racémica dos ácidos tartáricos dextrogiro elevogiro, é oticamente inativo.

Isômero Meso: é um isômero inativo por compensação interna, ou seja é um composto que possui dois carbonos assimétricos (2C*) com ligantes iguais e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro C* desvia a luz polarizada de um ângulo µpara a esquerda, portanto o desvio final será nulo.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais