Buscar

dissertar a relação que existe campo-cidade

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

mlmlm

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para dissertar sobre este assunto, utilizaremos conhecimentos da disciplina de “Geografia”.


No tocante à interação entre o campo e a cidade, ao longo dos anos foi percebido uma relação de subordinação do campo à cidade. Em geral o campo produzia matérias primas ou produtos de baixo valor agregado que posteriormente seriam beneficiados nos centros urbanos. Atualmente, a interação entre os estilos urbano e rural ocorre de maneira diferente, sendo chamados de novas urbanidades ou ruralidades.

A subordinação ocorre devido ao fato de a cidade comprar a produção do campo, agregar valor a este e a partir deste ponto o produto manufaturado perde o valor de uso coletivo e assume o valor de custo de troca, fazendo com que a população rural saia lesada neste processo. Esta transformação promove uma mudança de paradigma na cabeça do homem do campo, que vê seu produto ser industrializado e acrescido de valor.

Nas cidades, o tempo é precioso e vale dinheiro, porém esta realidade chega cada vez com mais força no campo, atualmente modernizado e mecanizado, além de todo o aparato técnico-científico voltado para o a otimização do meio de vida rural, como universidades voltadas para este estilo de vida.

Da mesma forma é possível perceber a influencia do campo na cidade, não só na obvia experimentação do dia-a-dia quando se consome algum produto oriundo do campo mas também por manifestações artísticas de música sertaneja/country, exposições ligadas à agropecuária, entre outros movimentos cada vez mais presentes nos grandes centros.


Desta forma, é possível observar que mesmo ainda havendo uma certa relação de subordinação do campo em relação à cidade, é possível perceber que os modos de vida urbano e rural cada vez mais se entrelaçam, possibilitando um rico intercâmbio cultural entre esferas que em tempos mais antigos eram vistas como extremas.

Percebemos assim que urbano e rural não especificam apenas a vida na cidade ou no campo, mas de uma forma sintética, que o meio rural apesar de altamente técnico e tecnológico nos dias atuais, ainda possui o ambiente de trabalho humilde e familiar típico das tradições camponesas. Paralelamente e da mesma forma, o ambiente urbano é constituído também por vivências rurais.


Fonte:“A Relação Campo e Cidade: Novas Urbanidades e Ruralidades, Definições e (Re) Definições”

 

Autores:Geraldo Inácio Martins

Angela Fagna Gomes de Souza

 

0
Dislike0
User badge image

JoãoYouTubeoficial

Obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais