Buscar

A partir dos filósofos da escola jônica temos a ruptura no pensamento mítico e sobrenatural. Onde, então, esses filósofos buscaram explicação?

💡 3 Respostas

User badge image

Daniel Gomes Felipe

Bem... eles partiram da noção de phisis (natureza), isto é, que a própria natureza poderia se explicar a si mesma de um modo racional (não fantasiosamente). Eles entendiam que o cosmos (mundo ordenado) era eterno, ou seja, sempre existiu (nunca foi criado a partir do nada - ex nihilo) e que toda sua diversidade teria algum princípio (Arché) que estaria presente em tudo, pois todas as coisas eram existentes a partir dele. Assim, os filósofos cosmólogos procuravam explicar a causa e o movimento (devir) das coisas de um modo natural e racional (Tales - a água; Anaximandro - o apeiron; Anaximens - o ar ou vapor; etc.).
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Esse sfiolósofos estavam na escola jônica. A Escola Jônica incluía pensadores como Thales , Anaximandro , Anaximenes , Heráclito , Anaxágoras e Arquelau . A afinidade coletiva deste grupo foi reconhecida pela primeira vez por Aristóteles. A classificação pode ser atribuída ao historiador da filosofia do século II . Às vezes são chamados de cosmologistas , pois eram em grande parte fisicalistas que tentavam explicar a natureza da matéria.

A maioria dos cosmólogos pensava que, embora a matéria pudesse mudar de uma forma para outra, toda a matéria tinha algo em comum que não mudava. Eles não concordaram com o que todas as coisas tinham em comum, e não experimentaram descobrir, mas usaram o raciocínio abstrato em vez da religião ou mitologia para se explicar, tornando-se assim os primeiros filósofos da tradição ocidental.

Filósofos posteriores ampliaram seus estudos para incluir outras áreas do pensamento. A escola eleata , por exemplo, também estudou epistemologia , ou como as pessoas chegam a saber o que existe. Mas os jônios foram o primeiro grupo de filósofos que conhecemos e, portanto, permanecem historicamente importantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais