Buscar

Qual a Diferença de Nulabilidade e Anulabilidade ?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafael Costa

A diferença entre os dois vícios de invalidade – nulidade e anulabilidade – refere-se ao bem jurídico que visam proteger. Quando se procura evitar a violação a norma de ordem pública, que tem nítido interesse social, a lei comina a nulidade; ao passo que a tutela de interesse meramente individual, particular, que atine tão-somente ao interesse das partes, dá-se por meio da anulação.
5
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A nulidade ocorre quando se fere norma de ordem pública, podendo o vício ser reconhecido de ofício ou mediante provocação da parte ou do Ministério Público, bem como não se convalida, é reconhecida por sentença declaratória e possui efeitos ex tunc.

A anulabilidade se dá com o atingimento de normas de ordem privada, somente podendo ser reconhecido o vício que gera anulação por provocação das partes, bem como se convalida na efetivação de prazo decadencial. Por fim, é reconhecida por sentença constitutiva e possui efeitos ex tunc.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais