Buscar

Estou a fazer um trabalho de defesa sobre " os efeitos da política cambial sobre as variáveis inflacoonarias" alguém pode me dar bases de como começar

💡 2 Respostas

User badge image

C Ktz

Bem, exemplificarei a resposta que acredito estar relacionada a sua dúvida e partindo do pressuposto que você sabe a os efeitos da política cambial nos níveis de importação e exportação.

O primeiro cenário seria a desvalorização do Real, ou seja, o Dólar está mais caro, então fica mais caro importar e melhor para exportar.

   Empresas que importam seus insumos terão um aumento nos custos de seus produtos, fazendo com que o preço aumente, afetando a inflação.

O segundo cenário é o Real valorizado, com o dólar mais barato, sendo melhor para importar e pior para exportar.

  Como vai ficar mais difícil para exportar, pois os produtos nacionais ficariam mais caros no exterior, a empresa iria aumentar a oferta no país, no caso, o Brasil, fazendo com que os preços caiam.

  Sendo melhor importar, as empresas teriam um aumento na competitividade, pois iria entrar mais produtos estrangeiros no país.

  Também teríamos uma baixa no preço ocasionada pela baixa nos preços dos insumos importados.

ESPERO TER AJUDADO.

 

1
Dislike0
User badge image

MARTINS PAULO AFONSO

A política cambial, através dos regimes cambiais, podem apresentar efeitos positivos ou negativos na inflação de uma determinada economia, dependendo da estrutura de produção da mesma.

Em presença de um regime cambial fixo, por exemplo, aonde o Governo através do Banco Central decide estimular as exportações (em caso de haver excedentes de produção na economia ou mesmo excesso de importação) na depreciação do câmbio da moeda doméstica face a estrangeira, pode influenciar a inflação em duas maneiras distintas:

1º) Caso o Banco Central perca o controlo das divisas devido a forte pressão da procura das mesmas e haver escasses do produto interno, no curto e médio prazo, poderá desistabilizar o sistema econonómico e o mercado cambial ser alimentado pelos expeculadores e gerar inflação.

2º) Na iventualidade de adoptar o regime cambial flutuante, as implicações advindas da mesma, é a forma como o BC alimenta o mercado de divisas.

Mas, em parte, é aconcelhável estimares um modelo econométrico clássico que lhe vai explicar a funcionalidade das variáveis e ter uma noção de como as variações da taxa de câmbio influenciaram a taxa de inflação.

o teu modelo estatístico poderá ser, por exemplo, Inflação = f(Taxa de Câmbio). Caso a elasticidade da taxa de câmbio afigure ser positiva, então, qualquer alteração na política cambial, efigurou ter um reflexo positivo nos altos índices da inflação.

 

Espero ter lhe ajudado.

 

Martins Paulo Afonso

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais