Buscar

Qual é o mecanismo de transdução da Adrenalina

💡 2 Respostas

User badge image

Karyne Monteiro

Esse hormônio não consegue atravessar a membrana plasmática, desse modo sua atividade é facilitada pelos receptores α e β adrenérgicos que se dividem em αe α2, βe β2.

Os receptores αlocalizam-se nas células musculares lisas e sua ativação causa vasoconstrição. Sendo que isso acontece pela transdução de sinal da via da Fosfolipase C.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A transdução de sinal é o mecanismo pelo qual os estímulos físico-químicos extracelulares são transmitidos através de uma cascata de sinalização para sinais intracelulares que orquestram a resposta apropriada, tais como alterações no metabolismo celular , atividade enzimática, expressão gênica ou atividade do canal iônico. Sinais extracelulares são geralmente ligantes de receptores transmembranares e são geralmente derivados de outras células ou do meio ambiente, enquanto um sinal intracelular consiste em uma série de interações químicas na membrana celular ou no espaço intracelular, ou da membrana celular ao espaço intracelular.


A maioria dos sinais celulares é de natureza química.Por exemplo, os organismos procarióticos têm sensores que detectam nutrientes e os ajudam a navegar em direção a fontes de alimento. Nos organismos vertebrados, fótons, fatores de crescimento, hormônios, neurotransmissores e componentes da matriz extracelular são alguns dos vários tipos de sinais químicos usados ​​pelas células. Essas substâncias podem exercer seus efeitos localmente ou podem viajar por longas distâncias.


Por exemplo, neurotransmissoressão uma classe de moléculas de sinalização de curto alcance que se movem pelos pequenos espaços entre os neurônios vizinhos ou entre os neurônios e as células musculares. Outras moléculas sinalizadoras viajam muito mais longe para alcançar seus alvos. Por exemplo, o hormônio folículo-estimulante, viaja do cérebro dos mamíferos até o ovário para desencadear a liberação do óvulo.


Algumas células também respondem a estímulos mecânicos. Células sensoriais na pele respondem ao toque, enquanto células semelhantes no ouvido reagem ao movimento das ondas sonoras. Além disso, células especializadas no sistema vascular humano detectam alterações na pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais