Buscar

Princípios do Direito Administrativo

Quais são os Princípios Constitucionais do Direito Administrativo?

💡 14 Respostas

User badge image

Natália Cristina Santos

Os Princípios Constitucionais do Direito Administrativo são Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência.

4
Dislike0
User badge image

Gabriel Lisboa

A Constituição Federal, no artigo 37, faz expressa menção a alguns princípios a que se submete a Administração Pública direta e indireta. São: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

- Princípio da Legalidade: a Administração Pública só pode fazer o que a lei permite, diferentemente do que acontece na esfera particular, em que prevalece o princípio da autonomia da vontade, em que é permitido fazer tudo o que a lei não proíbe.

- Princípio da Impessoalidade: existem dois sentidos.

1° - o princípio está relacionado com a finalidade pública que deve nortear toda atividade administrativo. Significa que a administração não pode atuar com vista a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas.

2° - o funcionário ao praticar um determinado ato na Administração Pública, não pode caracterizar promoção pessoal em publicidade.

- Princípio da Moralidade: os agentes da Administração Pública devem atuar na conformidade de princípios éticos - deve agir de boa-fé e ser probo.

- Princípio da Publicidade: a Administração Pública deve publicar no Diário Oficial, atos atos praticados a fim de que eles possa produzir efeitos externos. Gerando desta forma, transparencia ao cidadão.

-Princípio da Eficiência: o modo de atuação do agente público, deve ser desempenhado da melhor maneira possível para se alcançar os resultados na prestação do serviço público.

 

4
Dislike0
User badge image

Isadora Medeiros

LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

São princípios do direito administrativos expressos na Constituição Federal art. 37, caput.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais