Buscar

Como calcular a quantidade de sapatas necessária em um projeto residencial e predial?

💡 2 Respostas

User badge image

JAILSON MENDES BRITO

O principal não é nos preocuparmos com a quantidade de sapatasa, mas sim com a proximidade das mesma, para evitarmos a interferência entre os bulbos de pressão das sapatas adjacentes, podendo adotar sapatas associadas, para mitigar os efeitos desfavoráveis, e a área total ocupada pela soma de todas as sapata necessária, caso esta soma ultrapasse 50% da área total da projeção da edificação, para a maioria das edificações de pequeno porte, provavelmente a melhor solução será adotar fundação em radier. Lembrando que principalmete em se tratando de fundações existem caso muinto peculiares, não existindo portanto uma regra única, cabe sempre o bom senso, o conhecimento, e a experiênccia do profissional.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Se caracterizam por trabalharem à flexão já que são executadas em concreto armado. 

A área da base da sapata é calculada em função do carregamento majorado em 5% e a tensão admissível do solo. Ex.:

Para termos momentos iguais nas abas da sapata, gerando assim uma economia e uma melhor distribuição dos esforços, iremos usar uma relação homotética entre as dimensões do pilar e as dimensões da sapata.

ex.:

de acordo com a NBR 6118/2003, a sapata é considerada rígida sempre que atender a relação:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais