Buscar

QUAL A RELAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E COGNIÇÃO?

💡 2 Respostas

User badge image

Daniel Gomes Felipe

Penso que são faculdades que o ser humano possui em si e que são distintas uma da outra. Entendo emoção como um sentimento; e cognição como a capacidade de aprendizado - compreensão, discernimento, abstração, etc. Na emoção é expressa o que se passa conosco, quer o que consideramos bom ou mau; na cognição se adquire o seu conhecimento e o aprendizado. Não sei se é bem isso que buscas, mas contribuo com alguma coisa. Bons estudos!
3
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A cognição é o conjunto de dispositivos mentais que tratam as informações obtidas do meio para então transformá-las em conhecimento. A memória, a percepção, a consciência, a inteligência e a atenção fazem parte desses mecanismos e são essenciais na construção do pensamento, no planejamento, na busca de solução de problemas e do argumento lógico.
As emoções podem ser traduzidas em sentimentos agradáveis ou dolorosos, provocar mudanças corporais ou trazer respostas comportamentais específicas.
Até o século XX, estudiosos viam cognição e emoção como entidades desconectadas. No entanto, áreas de estudo como a neurociência e a neuropsicologia começaram a perceber que há uma possível conexão entre elas. Sabe-se que as emoções estão ligadas às estruturas cerebrais como amídalas, hipotálamo, córtex cerebral, e uma vez estimuladas geram respostas emocionais que, por sua vez, afetam respostas cognitivas e vice-versa. Em outras palavras, o ser humano não utiliza apenas a razão e o pensamento para construir conhecimento, mas também suas emoções.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais