Buscar

qual importante papel para a turgescência das plantas

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Silva

Ela propicia que haja o crecimento celular, uma vez que esse so acontece se houver uma pressão positiva nas paredes celulares 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão é necessário aplicar os conhecimentos sobre fisiologia vegetal.

Uma célula é capaz de absorver ou perder água dependendo do meio no qual está inserido. Se o meio extracelular tem uma maior concentração de sais , a célula perderá água. Em caso contrário no qual o meio intracelular é mais concentrado, a célula absorverá água.

Esse processo de ganho ou perda de água para o meio extracelular é chamado de osmose. O ganho de água em meio hipotônico (baixa concentração de sais) é limitado na célula vegetal devido a presença da parede celular que é mais rígida.

A parede celular constituída por celulose delimita o volume máximo da célula vegetal pois tem elasticidade limitada. Ao contrário da célula animal a entrada de água na célula vegetal não depende apenas da diferença de concentração de sais entre o meio extracelular e o meio intracelular, mas também da pressão de turgescência que é a resistência exercida pela membrana celulósica à entrada de água.

Assim, a turgescência da célula vegetal evita que as membranas de seus vacúolos e organelas constituídos principalmente de fosfolipídios, se rompam e seu conteúdo extravase como acontece com a célula animal. Essa característica tem papel fundamental na proteção das plantas contra ganhos excessivos de água o que poderia acarretar em danos para a célula vegetal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais