Buscar

A decisão estabilizadas após o prazo previsto do art. 304,§5º, do CPC pode fazer coisa julgada?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Olá, Carolina.

De acordo com o NCPC:

Art. 304,§5º O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada, previsto no §2º deste artigo, extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo, nos termos do §1º.

Agora, leia o parágrafo seguinte:

§6º A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidade dos respectivos efeitos só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, proferida em ação ajuizada por uma das partes, nos termos do §2º deste artigo.

Ela não faz coisa julgada porque a cognição aqui não é exauriente, mas sumária.

– De acordo com o enunciado 33 da FPPC, não cabe Ação Rescisória nesse caso, porque ela (ação rescisória) é uma ação constitutiva negativa para rescindir a coisa julgada.

 

Essas são anotações que fiz conforme aulas sobre Tutela Provisória no NCPC

Espero que tenha ajudado!

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O NCPC estabeleceu o prazo de 2 anos para revisão da decisão da tutela antecipada antecedente estabilizada, conforme disposto abaixo:

Art. 304, § 5º: O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada, previsto no § 2º deste artigo, extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo, nos termos do § 1º.

Portanto, esgotado esse prazo, o conteúdo da decisão que concedeu a tutela antecipada se tornará imutável e indiscutível. Assim, em que pesem opiniões divergentes da doutrina e jurisprudência, essa situação jurídica equivale à formação da coisa julgada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais