Buscar

Representação organizada e esquemática do genoma da espécie que mostra informações simples como o tipo

Representação organizada e esquemática do genoma da espécie que mostra informações simples como o tipo de cromossomo (localização do centrômero), 
tamanho dos braços e bandeamentos. 
Escolha uma: 
a. idiograma 
b. genótipo 
c. cariograma 
d. cariótipo

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Moraes Pacheco

letra d - cariótipo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para esse caso, estamos falando de um cariótipo.  A cariotipagem é o processo de emparelhar e ordenar todos os cromossomos de um organismo , fornecendo, assim, um instantâneo genômico dos cromossomos de um indivíduo. Os cariótipos são preparados usando procedimentos de coloração padronizados que revelam características estruturais características de cada cromossomo.


Os citogeneticistas clínicos analisam cariótipos humanos para detectar alterações genéticas brutas - anomalias envolvendo várias megabases ou mais de DNA . Os cariótipos podem revelar alterações no número de cromossomos associados a condições aneuploides , como a trissomia do cromossomo 21 ( síndrome de Down ). A análise cuidadosa dos cariótipos também pode revelar mudanças estruturais mais sutis, como deleções cromossômicas , duplicações ,translocações ou inversões.


De fato, à medida que a genética médica se torna cada vez mais integrada à medicina clínica, os cariótipos estão se tornando uma fonte de informação diagnóstica para defeitos congênitos específicos , distúrbios genéticos e até mesmo cânceres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais