Buscar

como obter esclarecimento sobre responsabilidade civil pelos riscos de desenvolvimento?

💡 2 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Sobre o risco do desenvolvimento, a doutrina ensina:

James Marins (Responsabilidade da empresa pelo fato do produto, 1993, p. 128): “[...] consiste na possibilidade de que um determinado produto venha a ser introduzido no mercado sem que possua defeito cognoscível, ainda que exaustivamente testado, ante o grau de conhecimento científico disponível à época de sua introdução [...]”.

Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamim (Comentários ao Código de Proteção ao Consumidor, 1991, p. 67): “aquele risco que não puder ser cientificamente conhecido ao momento do lançamento do produto no mercado, vindo a ser descoberto somente após um certo período de uso do produto e do serviço”.

Sobre o tema, veja o CDC:

“Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

1° O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

2° Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

3° Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito”.

O artigo 10 é o que obriga, por exemplo, as montadoras a realizar o recall dos veículos, sempre que uma peça apresenta defeito após o lançamento do carro.

O não atendimento aos preceitos acima implica em responsabilidade do produtor, nos termos do artigo 12 do CDC.

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Os riscos do desenvolvimento são aqueles inerentes à evolução tecnológica, pois se refere àqueles riscos que não podem ser identificados ao tempo do lançamento de determinado produto no mercado, em razão do conhecimento e da ciência existente naquele momento, sendo certo que os riscos só podem ser descobertos após algum tempo.

Diversos países utilizam a teoria do risco do desenvolvimento como excludente de ilicitude, pois sequer o fornecedor poderia ter conhecimento dos riscos envolvidos.

Entretanto, não foi o caso do direito brasileiro e deixamos a explicação nas palavras de Orlando Gomes (2001): "O sistema brasileiro posicionou-se de forma diversa, negando ao risco do desenvolvimento a qualidade de eximente de responsabilidade, em consonância com a índole evolutiva que permeia todo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor brasileiro, característica que lhe faz um dos diplomas legais mais avançados do mundo, senão o primeiro deles.”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais