Buscar

qual o metodo que Descartes defende?

💡 5 Respostas

User badge image

Lorena Fontes

método cartesiano é baseado na dedução pura, consiste em começar com verdades ou axiomas simples e evidentes por si mesmos, e depois raciocinar com bases nele, até chegar a conclusões particulares.

0
Dislike0
User badge image

Simone Ravagnani

O método Cartesiano.  Que consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado. O próprio Descartes consegue provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - cogito ergo sum: penso, logo existo), considerando o ato de duvidar como indubitável.

Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas:

  • verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
  • analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades de composição, fundamentais, e estudar essas coisas mais simples que aparecem;
  • sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; e
  • enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

A contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Filosofia da Educação.


O método que René Descartes defende é um tratado matemático e filosófico, publicado em Leiden, Holanda no ano de 1637, conhecido como Discurso sobre o método. O discurso propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano, uma vez que a matemática tem por característica a certeza, a ausência de dúvidas.

A inspiração para o método descrito em seu trabalho deve-se a três sonhos que Descartes teve em 1619, nos sonhos lhe ocorreu “a ideia de um método universal para encontrar a verdade”. Uma das mais conhecidas frases do discurso é: “penso, logo sou”, que diz respeito ao ato de duvidar como indubitável, e as evidências de “pensar” e “ser” ligadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais