Buscar

Como era organizada a educação pelos jesuítas ?

Durante o Período Colonial, a educação ficou sob os cuidados dos jesuítas até o final do século XVIII. Comente como era organizada a educação por esses religiosos.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

  No Brasil, os jesuítas tiveram grande importância na educação no período colonial. Eles criaram os primeiros colégios e, no início, o ensino nas primeiras letras foi oferecido aos índios e aos filhos de colonos. As mulheres não eram educadas nas letras, antes, só para a vida doméstica. Também os negros não tiveram acesso a esse ensino, o trabalho dos jesuítas com relação aos negros se resumia ao catecismo. .

   Os estudos nos colégios jesuítas eram baseados no Ratio Studiorum, um manual de diretrizes que  servia para unificar a prática pedagógica  e orientar o docente. Continha muitas regras (467) a serem cumpridas.  Nela, os educadores eram orientados a não se afastarem da filosofia de Aristóteles e da teologia de São Tomás de Aquino. 

  Os jesuítas não ensinavam apenas as primeiras letras (alfabetização), eles também ofereciam cursos de Filosofia e de Letras ( cursos secundários) e curso de Teologia e Ciências Sagradas (cursos superiores), que serviam para a formação de novos sacerdotes.  Os jesuítas permaneceram por 210 anos no Brasil quando, então, devido à  Reforma Pombalina, foram expulsos e instauradas as aulas régias. Embora fossem ensinadas as letras nos colégios jesuítas, o objetivo principal deles era conquistar fiéis e fortalecer Roma.

6
Dislike1
User badge image

claudia andrade da silveira

A educação que era dada quase exclusivamente em escolas confessionais, - os colégios de padres, passou a ser ministrada nas aulas e escolas régias por mestres nomeados, de acordo com os bispos, e pelos padres-mestres e capelães de engenho.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais