Buscar

Você é a favor ou contra a menoridade penal?

A GPEJPA lança o debate do tema polêmico.

Defenda sua tese, você é a favor ou contra da menoridade penal?

Mostre os pós e os contra de seu ponto de vista.

💡 9 Respostas

User badge image

Cibelly Almeida

Sou CONTRA  a redução da maioridade penal! Em síntese, endurecer as leis não diminui a criminalidade. A questão é de ordem social, não jurídica. Pois o direito penal chega tarde, quando o crime já ocorreu. Nenhum indivíduo para e se lembra da tipificação existente no CP antes de cometer um delito. Por fim, prisão no Brasil tá loonge de ser um ambiente ressocializador, o sujeito entra lá batendo carteira e sai comandando o tráfico. Colocar mais jovens naquele ambiente é dar a eles formação em bandidagem.

5
Dislike0
User badge image

Júlia Da Cas

É bem polêmica essa pergunta, é bem complicado, pois temos menores infratores que cometem ações não pensando nas suas consequências, não sabendo da gravidade dessa situação, e um dos fatores que leva o jovem a cometer isso é a falta de educação, de ensino a este, digo isso porque se formos pensar, se o adolescente tivesse uma educação talvez ele não cometeria essa infração?? Esse é um dos motivos que leva a ser contra. Mas no geral, eu voto a favor da menoridade penal, pois o número de ações cometidas por infratores estão crescendo muito no país, e quem comete um crime precisa ser punido, deve pagar sua dívida com a sociedade. Levando em consideração, que pela idade, o adolescente infrator deveria ter já uma noção das consequências das ações dele também. (é muita coisa pra discutir, isso é apenas uma parte da minha opinião)

1
Dislike0
User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Bem, não deixo de concordar com o que foi dito acima, entretanto, um dos problemas principais da criminalidade é a falta de oportunidade de mercado de trabalho, isto posto, o motivo ser a localidade que o indivíduo reside. Dessa forma a delinquência toma espaço na sociedade, não havendo emprego muitos adolescentes buscam esse caminho "mais fácil". Sou contra a menoridade penal, a família de cada indivíduo que pertence ao sistema carcerário Brasileiro recebe uma "bolsa" de quase mil reais salvo engano, e o sustento desse valor é que a família do indivíduo não tem culpa das atitudes tomadas por ele. Desse ponto de vista as esposas dessas pessoas que se encontram no sistema carcerário Brasileiro deveriam sim trabalhar e quanto a seus filhos, deveriam deixar em creches públicas. A menoridade penal viria aumentar esse gasto, e sabemos que o dinheiro repassado a essas pessoas podería ser um dinheiro investido em saúde e educação. Percebam que a discursão de um tema polêmico acarreta muitos outros mais. Na minha opinião, deveriam ser impostas penas mais severas. O sistema carcerário é uma segunda casa para eles, muitos preferem estar lá dentro, pois tem comida na hora certa, roupa, e alguns até certas mordomias, como geladeira, televisão, cama boa.

 

 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais